sexta-feira, 7 outubro, 2022

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CBIS 2022

EDITAL DE SUBMISSÃO: Clique aqui para baixar

DATAS IMPORTANTES

Início da submissão de artigos no JEMS: 01/06/2022

Data limite para submissão de artigos: Submissão prorrogada até 15/9/2022

Notificação dos trabalhos aceitos: 24/10/2022

Data limite de inscrição no evento: 31/10/2022 (será utilizado o valor do 1o lote para os apresentadores dos trabalhos aprovados)

Data de envio da versão final: 31/10/2022

Data do evento: 29/11 a 2/12 de 2022

Emissão dos certificados: até 30 dias após o evento

O evento contará ainda com uma programação diversificada e de caráter interdisciplinar, com duração de quatro dias contemplando a apresentação de minicursos, seminários, sessões técnicas com apresentações de trabalhos científicos e artigos com revisão por pares, apresentação de trabalhos de iniciação científica (IC), premiação dos melhores trabalhos, publicação dos artigos completos em uma edição suplementar no Journal of Health Informatics (JHI – ISSN 2175-4411) com DOI próprio para cada artigo completo e demais trabalhos nos anais expandidos do evento (ISSN 2178-2857) e DOI para a edição dos Anais Expandidos, palestras e mesas redondas com amplos debates sobre os avanços tecnológicos no país.

Assim, convidamos alunos, professores, orientadores e pesquisadores a se inscrever e submeter seus trabalhos científicos para o CBIS 2022.

CATEGORIAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Tipo Páginas Template
  • Artigos originais (completos)
  • Inclui-se as revisões sistemáticas
  • Publicados no JHI com DOI individual
10 a 14 MS Word
Resumo expandido – Estudos de demonstração, relatos de experiências e revisões de literatura 6 MS Word
Resumo expandido – Estudos em andamento 4 MS Word
Resumo expandido – Trabalhos de Iniciação Científica 2 MS Word

Importante: nesta edição do evento não serão aceitos publicações de artigos de opinião, relato de caso e revisões integrativas. As revisões sistemáticas da literatura com ou sem meta-análise serão aceitas  como artigos originais completos. Para mais informações consulte o manual sobre Metodologia e Ética em Pesquisa, (UNIFESP, 2018): Manual.

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Formatação: Os trabalhos submetidos devem seguir rigorosamente os templates fornecidos para o evento. Quantidade de páginas, formatação de tipo e tamanho da fonte, regras de citações e de referências serão os primeiros critérios de inclusão/exclusão dos trabalhos enviados. Recomenda-se fortemente que os autores utilizem os modelos/templates fornecidos para a preparação da submissão do artigo. O template fornecido é uma representação exata do formato esperado pelo editor. Os artigos fora do padrão e modelos apresentados serão automaticamente recusados pelo corpo de revisores do evento.

Anonimato: Os artigos submetidos para primeira avaliação devem ser anônimos, ou seja, não devem conter nomes, endereços ou outras informações que possam identificar seus autores. Para que isso não atrapalhe a contagem de páginas finais, recomenda-se que não sejam apagadas as linhas destinadas aos autores, mesmo não as preenchendo na primeira versão. A regra do anonimato não se aplica aos trabalhos de iniciação científica (IC), para esta modalidade a submissão do trabalho deve conter o nome do aluno e do professor orientador como autores do resumo.

Autores: O número de autores por trabalho será restrito a 8 (oito) autores. Não serão aceitos pedidos de inclusão de novos autores por e-mail. Todos os autores devem ter uma conta no JEMS, com seus dados atualizados, nome completo, instituição e e-mail, pois será a partir desses dados (cadastrados na plataforma JEMS) que todos os certificados serão emitidos e respectivamente enviados.

EXCETO: Os trabalhos da modalidade de IC devem conter no máximo 2 (dois) autores alunos de graduação, um (1) autor orientador e um (1) autor co-orientador (se houver). Obrigatoriamente o primeiro e segundo (se houver) devem ser os alunos de iniciação científica. No caso de grupos maiores recomenda-se o envio de mais de um trabalho destacando em cada um deles as atividades individuais de cada aluno de iniciação.

IMPORTANTE: Recomenda-se que cada co-autor atualize sua conta no JEMS e informe ao autor principal a conta de e-mail atualizada e válida no JEMS, para que no ato da submissão do artigo, possa ser cadastrada/selecionada a conta correta de cada co-autores (https://jems.sbc.org.br/jems2/index.php?r=site/login).

Com o objetivo de garantir maior oportunidade de participação a todos, um autor pode participar de múltiplas submissões, mas deve ter somente uma submissão por modalidade como primeiro autor.

Aspectos éticos: O artigo deve especificar sobre a aprovação do comitê de ética. Se o trabalho envolveu pesquisa com seres humanos deve incluir a respectiva especificação e o número CAAE do parecer substanciado da Plataforma Brasil na seção de metodologia. Se o estudo apresentar um desenvolvimento de tecnologia/software (demonstração), sem avaliação e não havendo necessidade de aprovação ética nas fases descritas, também recomenda-se que o fato seja descrito na metodologia, bem como no caso de utilização de bases de dados públicas, assim evitam-se dúvidas durante a avaliação dos revisores. Em casos em que não houve a aprovação ou ainda está em tramitação, também descrever/justificar o caso e respectivos motivos (situações exemplos, trabalhos de graduação, trabalhos de iniciação científica em âmbito da graduação, alguns trabalhos de extensão, demora de aprovação do comitê, entre outras particularidades).

Adicionalmente, no caso de demonstração de uma tecnologia/software é importante destacar como sua aplicação lida com aspectos legais e éticos em relação aos dados dos usuários.

Formato de envio: Todas as submissões iniciais (1ª versão), devem estar no formato PDF. Para os trabalhos notificados com a aceitação para participação, a versão final contemplando as correções dos revisores (2ª versão), deve ser enviada em formato WORD (necessário para edição das publicações das revistas).

Idioma: Os trabalhos poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

CATEGORIAS DE SUBMISSÃO: Serão aceitas submissões de quatro modalidades de trabalhos escritos:

Artigos Originais (completo): Trabalhos originais sobre pesquisas realizadas em um dos tópicos de interesse do evento. Inclui-se nessa categoria geralmente os estudos, que envolvem no mínimo o planejamento, coleta e análise de dados para responder uma pergunta de investigação, também se enquadram as apresentações de tecnologias/sistemas com respectivas avaliações das mesmas.

Resumo expandido – Demonstração: Trabalhos completos que apresentam uma tecnologia, software e/ou processos, sobre saúde digital, com ideias relevantes a serem discutidas, geralmente com resultados preliminares. Incluem-se nessa categoria as soluções tecnológicas em fase de desenvolvimento avançado, porém ainda sem um conjunto de testes, validações e aplicações práticas consistentes.

Resumo expandido – Estudos em andamento: Trabalhos ainda não concluídos, mas com ideias relevantes a serem discutidas. Incluem-se nessa categoria as soluções tecnológicas em fase de desenvolvimento, porém ainda sem um conjunto de testes, validações e aplicações práticas.

Resumo expandido – Trabalhos de Iniciação Científica (IC): Nesta categoria é fortemente recomendado que o estudante apresente as atividades, os desafios e aprendizados vivenciados pelo aluno durante o desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica, seguindo as sessões propostas no template desta categoria.

Importante: Ressalta-se que para todas as categorias os trabalhos submetidos devem estar relacionados com a proposta do CBIS, ou seja, estar relacionado com a Saúde Digital, contemplando pelo menos uma das trilhas propostas no edital. Trabalhos que não se enquadrem claramente no contexto do evento não serão aceitos pela comissão do congresso.

Local de submissão: A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do Sistema JEMS.

RECOMENDAÇÕES AOS AUTORES
Escrever um texto para um congresso científico não é tarefa simples e exige que o estilo de escrita científica seja obedecido. Recomendamos que se utilizem as ferramentas de revisão e que principalmente depois de escrever, o documento seja lido várias vezes, para assegurar que o artigo esteja completo, objetivo e claro.

É fundamental que a discussão seja embasada pelos resultados obtidos, sejam eles parciais ou completos. Cuide para não estabelecer relações que não sejam fundamentadas nos seus dados. Mesmo que os resultados obtidos tenham sido diferentes dos esperados inicialmente, descreva as suas descobertas e as relacione com o objetivo do seu trabalho. Certifique-se de que haja coerência entre o título, os desfechos escolhidos nos objetivos, a forma de apresentação dos resultados e a discussão do texto.

A língua oficial do evento é o português, mas as propostas podem ser submetidas, também, em inglês ou espanhol. As unidades de medida devem ser abreviadas com exatidão, de acordo com o padrão Inmetro.

AVALIAÇÕES DOS TRABALHOS
Todos os trabalhos submetidos serão revisados por pelo menos dois revisores. Para isto serão considerados os seguintes critérios:
● Importância do tópico para tema central do evento
● Impacto científico e/ou prático abordado
● Qualidade científica e/ou conteúdo técnico
● Originalidade e inovação
● Cobertura da literatura pertinente
● Organização e clareza da apresentação

APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO
O evento será presencial e assim é esperado que os autores participem do evento e realizem as respectivas apresentações. Os trabalhos serão apresentados em duas modalidades:
Poster: Os estudos em andamento e trabalhos de iniciação científica farão sua apresentação em formato poster/banner. Especificamente para apresentações de IC o apresentador do trabalho no evento deve ser obrigatoriamente o aluno.
Apresentação oral: Os artigos originais e artigos de demonstração farão apresentação oral com slides.

Templates:
● Poster: (Template LINK DO PDF)
● Slide para apresentação oral: (Template LINK DO PDF)

Todos os trabalhos aceitos, independente da modalidade de escrita e forma de apresentação, que atenderem todos os critérios descritos serão indexados e publicados. Os artigos originais completos serão publicados na edição suplementar do JHI (com DOI próprio para cada artigo) e os demais trabalhos (incluindo os trabalhos de iniciação científica) nos Anais Expandidos do Evento com respectivo ISSN da edição.

Certificados e anais: Os Anais do CBIS no JHI serão publicados no primeiro semestre de 2023, assim como os Anais Expandidos do CBIS. Estas publicações dependem de contratação do DOI, editoração, indexação e demandam esforço e tempo para confecção. Os certificados serão confeccionados ao final do evento, para os autores cadastrados no JEMS e enviado por e-mail (para o e-mail cadastrado no JEMS de cada autor), em até 30 dias após a realização do evento.

Para ter o texto publicado é obrigatória a inscrição de pelo menos um autor no CBIS 2022. A inscrição do autor é válida para no máximo 2 trabalhos aceitos em qualquer modalidade. Adicionalmente faz-se necessário a apresentação do trabalho na data e hora divulgada pela organização do evento (será divulgada em calendário próprio e próximo da data de realização do evento).

Todos os autores receberão certificado de autoria e apresentação do trabalho no evento e o autor que fará a apresentação presencial receberá certificado de participação geral no evento.

Observação: Excepcionalmente, em função da escassez de verbas para pesquisa no país, a comissão estuda uma forma de viabilizar a apresentação de alguns trabalhos aprovados de forma remota (trabalhos de iniciação científica, por exemplo).

PREMIAÇÕES DOS MELHORES TRABALHOS
Os melhores trabalhos apresentados no evento serão selecionados e premiados conforme regras definidas no site do evento.

PATROCÍNIO

OURO

PRATA

 

APOIO