Newsletter Edição nº33

Publicado em 08/12/2017 

 

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

SBIS publica edital para seleção de novos auditores para o Processo de Certificação e Avaliação de S-RES

A SBIS está selecionando novos auditores para os seus processos de certificação e de avaliação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES), tais como os já estabelecidos processos de Certificação de S-RES SBIS-CFM e o de Avaliação de Conformidade para o PIUBS/MS, assim como outros que porventura venham a ser criados.

Neste sentido, torna pública a CONVOCAÇÃO, até 15 de janeiro de 2018, de profissionais interessados em atuar como auditores

Saiba mais
 

Curso Oficial da Certificação SBIS-CFM

A SBIS realizará de 11 a 13 de dezembro de 2017 mais uma turma do Curso Oficial da Certificação SBIS-CFM referente à versão 4.2 do Manual de Certificação (Edição 2016).

Este curso contemplará o detalhamento e explicação do processo e de todos os requisitos mandatórios, e é dirigido a todos os interessados no tema.

 


Novo: o processo e requisitos da Avaliação de Conformidade para o PIUBS, do Ministério da Saúde, também fazem parte do conteúdo deste curso.

Saiba mais
 

Reserve já em sua agenda: de 01 a 04/10/2018 tem CBIS em Fortaleza!


A SBIS, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o CBIS 2018 - XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde de 01 a 04 de outubro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Trata-se do mais tradicional evento da área na América Latina, realizado a cada dois anos desde sua primeira edição em 1986.

O CBIS 2018 irá reunir profissionais, gestores, acadêmicos, empresas e universidades, fornecedores e usuários, tanto do setor público como privado, para debater o potencial transformador da informática para as instituições e profissionais de saúde e, sobretudo, para o paciente.

Contemplando keynotes internacionais, painéis, workshops, demonstrações e apresentações de artigos e pôsteres, a programação do CBIS 2018 contará com temas em mais de 30 segmentos da área, como prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis, entre outras, o que proporcionará ao congressista a oportunidade de assistir a palestras específicas dentro de sua área de interesse, assim como conhecer soluções voltadas a tais segmentos.

 

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Novos hospitais brasileiros alcançam estágio 7 da HIMSS

No mês de novembro, dois novos hospitais brasileiros foram certificados no estágio 7 do modelo EMRAM-HIMSS: Hospital Márcio Cunha de Ipatinga/MG e Unimed Volta Redonda.

O Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) consiste em um modelo de maturidade de adoção de prontuário eletrônico para hospitais criado pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). O estágio 7 corresponde ao nível mais alto desse modelo e inclui requisitos que exigem um alto grau de informatização do hospital.


Ainda em novembro, o Hospital Italiano de Buenos Aires também alcançou o estágio 7, sendo o primeiro hospital da América Latina fora do Brasil a obter o certificado nesse estágio.

Juntamente com a Unimed Recife, que obteve a certificação no ano passado, o Hospital Márcio Cunha e Unimed Volta Redonda compõem o quadro de hospitais brasileiros estágio 7 da HIMSS.

Saiba mais
 

Publicado o decreto que dispõe do Conjunto Mínimo de Dados (CMD)

No dia 29/11/2017 foi publicado o decreto presidencial que dispõe do Conjunto Mínimo de Dados (CMD). O CMD consiste no formulário padronizado para coleta dos dados sobre as ações e a prestação de serviços de saúde dos estabelecimentos de saúde, públicos e privados, em cada contato assistencial.

O decreto torna o CMD legalmente estabelecido e indica seus objetivos, conteúdo estratégia de implantação, etc.. Segundo o Art. 8º, o CMD deverá estar implantado e em funcionamento em todo o território nacional no prazo de um ano a partir da data de publicação do decreto.

Saiba mais
 

VII Implanta TISS - TUSS com o foco em Registro Eletrônico de Saúde

A Comissão de Estudo Técnico TISS promoverá o VII Implanta TISS - TUSS com o foco em Registro Eletrônico de Saúde, em 11 de dezembro de 2017 das 14h às 16h, no Auditório do InCOR (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, Pinheiros, em São Paulo, SP).

Saiba mais
 

Academia
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Artigos destaque

Health Information Exchange for Continuity of Maternal and Neonatal Care Supporting: A Proof-of-Concept Based on ISO Standard.

 

Artigos recentes:

 

Próximos eventos e cursos realizados ou apoiados pela SBIS


VII Implanta TISS - TUSS
Quem realiza: Comissão de Estudo Técnico TISS
Quando: 11/12/2017
Onde: São Paulo, SP, Brasil
Website