Newsletter Edição nº34

Publicado em 12/01/2018

 
 

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Três sistemas de Prontuário Eletrônico recebem a Declaração de Conformidade para o PIUBS

Três sistemas de Prontuário Eletrônico acabam de conquistar a Declaração de Conformidade para o Programa de Informatização de Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) do Ministério da Saúde.

O processo de avaliação de conformidade é exigido para credenciamento ao PIUBS e tem como objetivo garantir que um conjunto mínimo de requisitos seja atendido para responder à necessidade de implantação em larga escala de sistemas de Prontuário Eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde do País.

Os sistemas que receberam a Declaração de Conformidade foram: MVPEP SIGSS versão 2.8.0 da MV Sistemas, FASTSAÚDE versão 6.0 da Fast Medic e Celk Saúde versão 3.1 da Celk Sistemas. A SBIS parabeniza as empresas e todos os seus profissionais envolvidos neste processo por esta importante conquista.

Saiba mais
 

Reserve já em sua agenda: de 01 a 04/10/2018 tem CBIS em Fortaleza!


A SBIS, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o CBIS 2018 - XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde de 01 a 04 de outubro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Trata-se do mais tradicional evento da área na América Latina, realizado a cada dois anos desde sua primeira edição em 1986.

O CBIS 2018 irá reunir profissionais, gestores, acadêmicos, empresas e universidades, fornecedores e usuários, tanto do setor público como privado, para debater o potencial transformador da informática para as instituições e profissionais de saúde e, sobretudo, para o paciente.

Contemplando keynotes internacionais, painéis, workshops, demonstrações e apresentações de artigos e pôsteres, a programação do CBIS 2018 contará com temas em mais de 30 segmentos da área, como prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis, entre outras, o que proporcionará ao congressista a oportunidade de assistir a palestras específicas dentro de sua área de interesse, assim como conhecer soluções voltadas a tais segmentos.

 

SBIS é escolhida pela ANS para realizar levantamento técnico de requisitos de segurança e privacidade

No dia 08 de dezembro de 2017, durante a 91ª reunião do Comitê de Padronização das Informações em Saúde (COPISS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) escolheu a SBIS, como entidade de referência, para realizar um levantamento técnico para embasar a padronização da autenticação de beneficiários, contribuindo para a evolução dos requisitos de segurança e privacidade do padrão Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS).

 

Magdala Novaes, membro da Diretoria da SBIS, torna-se professora titular da UFPE

Em dezembro de 2017, a Profa. Dra. Magdala de Araújo Novaes, professora do Departamento de Medicina Clínica, fundadora e coordenadora do NUTES – Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas e membro da Comissão de Admissão da SBIS conquistou o título de Professora Titular de Informática em Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Dra. Magdala é pioneira no desenvolvimento da informática biomédica no Curso de Medicina da UFPE e já trabalhou em inúmeros projetos de inovação tecnológica, dentre eles o Núcleo de Telessaúde (NUTES), o qual coordena dentro da UFPE.

Saiba mais
 

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Participe da Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde

De 12 a 14 de abril de 2018, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) realizará a Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS), na Universidade Federal Fluminense em Niterói, RJ.

A ERCAS tem por objetivo disseminar, discutir as metodologias e promover a integração entre professores, alunos e profissionais que atuam com tecnologias aplicadas a área de saúde.

Saiba mais
 

17 hospitais brasileiros alcançam estágio 6 da HIMSS em 2017

Em 2017, 17 hospitais brasileiros foram certificados no estágio 6 do modelo EMRAM-HIMSS: BP Hospital BP, Hospital 9 de Julho, Hospital Português, Hospital Santa Catarina, Hospital São Camilo - Unidade Pompéia, Hospital Sírio Libanês (revalidação), Instituto de Ortopedia de Palmas (Intensicare), Promatre Paulista, Hospital Novo Metropolitano, Cardiopulmonar, Hospital Santa Rosa, Santa Casa da Bahia - Hospital Santa Izabel, Unimed Caruaru, Unimed Chapecó, Unimed Belo Horizonte - Maternidade Grajaú, Unimed Sorocaba, Unimed Sulcapixaba.

O Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) consiste em um modelo de maturidade de 7 estágios para adoção de prontuário eletrônico para hospitais criado pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS).

Ainda em 2017, o Hospital Márcio Cunha de Ipatinga/MG e Unimed Volta Redonda alcançaram o estágio 7, que corresponde ao estágio mais alto do modelo EMRAM-HIMSS.

A SBIS parabeniza a todos os hospitais e seus profissionais envolvidos neste processo por esta importante conquista.

 

Anvisa regova a RDC 30/2015 que exige assinatura digital em laudos laboratoriais

No dia 12 de dezembro de 2017, a diretoria da ANVISA decidiu por unanimidade revogar a RDC 30/2015 que exige assinatura com certificação digital nos laudos laboratoriais. A ANVISA publicou, no dia 28 de dezembro de 2017, a RDC 199/2017 que revoga formalmente a RDC 30/2015.

Saiba mais
 

Ministério da Saúde e ABNT discutem sobre padrões para informática em saúde na Inglaterra

Entre os dias 06 a 10/11/2017 ocorreu, em Liverpool na Inglaterra, o 28º Encontro do Comitê Técnico de Informática em Saúde, da Organização Internacional de Normalização (ISO). O encontro visou discutir a respeito de padrões para arquitetura da informação, interoperabilidade, segurança da informação, serviços terminológicos, etc. Representantes da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde (ABNT/CEE-78IS) e do Ministério da Saúde estiveram presentes no encontro a fim de tratar sobre as normas estruturantes para o DigiSUS (estratégia de e-Saúde para o Brasil).

Saiba mais
 

ANS publica atualização do Padrão TISS

Em dezembro de 2017, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou uma atualização do padrão Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS). Foi publicada ainda uma nova versão do componente de segurança, o qual mudou de formato e passou a ter novos requisitos obrigatórios com prazo de 1 ano para implementação.

Segundo a agência, os Componentes de Conteúdo e Estrutura e de Comunicação têm prazo final de implantação em 25/06/2018.

Esclarecimentos a respeito do Padrão TISS podem ser solicitados via Central de Atendimento da ANS ou através do Disque ANS 0800 7019656.

Saiba mais
 

Academia
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Artigos recentes:

 

Próximos eventos e cursos realizados ou apoiados pela SBIS


Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde VI 
Quem realiza: Sociedade Brasileira de Computação
Quando: 12/04/2018 a 14/04/2018 
Onde: Niterói, RJ, Brasil
Website