Newsletter Edição 37

Publicado em 23/05/2018

 
 

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Inscrições abertas para o CBIS2018!


Estão abertas as inscrições para o XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS 2018, realizado pela SBIS com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC). O CBIS será realizado de 01 a 04 de outubro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Os valores do primeiro lote, com preços mais baixos, valem até o dia 31/05. Inscreva-se já!

Não deixe ainda de participar dos tutoriais e festa de confraternização!

As inscrições para o exame cpTICS também estão abertas! Aproveite a oportunidade de tornar-se um profissional certificado em Tecnologias de Comunicação e Informação em Saúde.

 

Estão abertas as submissões de trabalho para o CBIS 2018!

 

 

Participe do webinar gratuito sobre "Aplicações de Blockchain na Saúde"

 

 

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Marcelo Silva assume a presidência da IMIA-LAC

Da esquerda para a direita: Marcelo Lúcio da Silva em seu discurso de posse, na mesa composta por Jorge González Péres (Reitor da Universidade de Ciências Médicas de Havana), Wilfredo González Vidal (Vice-Ministro das Comunicações de Cuba) e Roberto Morales Ojeda (Vice-Presidente e Ministro da Saúde de Cuba)


Durante a cerimônia de abertura do INFOLAC 2018 - VI Congresso Latino-Americano de Informática em Saúde, realizado de 23 a 27 de abril em Havana, Cuba, o brasileiro Marcelo Lúcio da Silva, Diretor Executivo da SBIS, tomou posse como presidente da Federação Latino-Americana de Informática em Saúde - IMIA-LAC. A posse contou com a ilustre presença do Ministro da Saúde e Vice-Presidente de Cuba, Dr. Roberto Morales Ojeda, além de outras autoridades locais.

Ao assumir a nova posição, Marcelo Silva passa também a ocupar a vice-presidência da International Medical Informatics Association (IMIA) para a América Latina e Caribe. Mesmo com estas novas atribuições, Silva permanecerá à frente da diretoria executiva da SBIS.

Dentre os objetivos de sua gestão, Marcelo Silva destaca o fortalecimento da IMIA-LAC como federação representativa da Informática em Saúde da América Latina, de forma a assumir o devido protagonismo no cenário mundial da área, assim como torná-la mais ativa junto às associações nacionais da região. Pretende também estimular e contribuir para a criação de sociedades representativas nos países que ainda não as possuem, já que atualmente somente 08 (Argentina, Brasil, Chile, Cuba, México, Uruguai, Venezuela e Peru) dos quase 50 países e territórios da região estão filiados à IMIA-LAC. Junto a esta maior abrangência e integração, pretende promover uma maior troca de conhecimentos e experiências entre toda a região, especialmente no que se refere à elaboração e implementação de políticas nacionais de e-Saúde, contemplando a estratégia da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de e-Saúde na América Latina.

 

Mais três sistemas de Prontuário Eletrônico recebem a Declaração de Conformidade para o PIUBS

Mais três sistemas de Prontuário Eletrônico acabam de conquistar a Declaração de Conformidade para o Programa de Informatização de Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) do Ministério da Saúde.

O processo de avaliação de conformidade é exigido para credenciamento ao PIUBS e tem como objetivo garantir que um conjunto mínimo de requisitos seja atendido para responder à necessidade de implantação em larga escala de sistemas de Prontuário Eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde do País.

Os sistemas que receberam a Declaração de Conformidade foram:
HSLife versão 4.1.28.0 da Health Solutions Ltda., 
- SaúdeNet - AB versão 4 da Acone - Assessoria e Consult. Empresarial Ltda. e 
- e-SUS AB Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC versão 3.1 do Ministério da Saúde.

A SBIS parabeniza as empresas e todos os seus profissionais envolvidos neste processo por esta importante conquista.

Saiba mais
 

Sistemas da Projesi, Engeplus e Feegow obtêm nova Certificação SBIS-CFM

Três novos sistemas conquistaram recentemente a Certificação SBIS-CFM Edição 2016. São eles:

Result MD E3 versão 2018 desenvolvido pela Projesi Software Ltda. (categorias Assistencial e NGS2),
- Sisac Doctor versão 1.1.0 desenvolvido pela Engeplus Informática Ltda. (categorias Assistencial e NGS1) e
- Feegow Clinic versão 1.1.0 desenvolvido pela Feegow Technologies Informática Ltda. (categorias Assistencial e NGS1).

A SBIS parabeniza as empresas e todos os seus profissionais envolvidos neste processo por esta importante conquista. Veja a lista completa de S-RES certificados.

Saiba mais
 

Status do Projeto de Lei sobre a Digitalização de Prontuários

O Projeto de Lei sobre a Digitalização de Prontuários que foi aprovado no Senado, lá denominado PL 146/2007, foi protocolado na Câmara no dia 7/5/2018 como PL 10107/2018. O Projeto está apensado ao PL-4212/2001, que trata do prazo de guarda dos prontuários e do acesso pelos pacientes, tendo nove outros projetos apensados, abordando as garantias e direitos das pessoas, além das questões da informatização. Assim, inicia-se uma nova jornada, agora na Câmara, que incluirá a votação dos Deputados.

 

HIMSS Analytics anuncia a FOLKS como licenciada exclusiva para a América Latina

A HIMSS Analytics acaba de conceder à FOLKS Tecnologia, Inovação e Conhecimento para Saúde uma licença exclusiva para oferecer produtos e serviços da HIMSS Analytics na América Latina.

Fundada em 2013 pelo seu presidente-executivo, Claudio Giulliano, a FOLKS tem atuado no Brasil e na Argentina como consultora no processo de certificação EMRAM-HIMSS.

 

DATASUS destaca informatização do SUS em vídeo de comemoração de seus 27 anos

O Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS) completou 27 anos de existência, no dia 21 de abril. Tendo como principal desafio o futuro tecnológico do Ministério da Saúde, o DATASUS tem como prioridade entregar a infraestrutura digital necessária para a estratégia de e-Saúde (DigiSUS).

Para celebrar seus 27 anos, o DATASUS lançou um vídeo, no qual aborda a atuação da área para a informatização do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a importância do DATASUS para o SUS.

Saiba mais
 

Relato da 92ª Reunião do COPISS está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da SBIS

No dia 01 de março de 2018, ocorreu a 92ª Reunião do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS). A reunião contou com a participação da SBIS, representada pelo Luis Gustavo Kiatake.

A reunião focou nos itens de trabalho do COPISS em pauta para o ano. Entre esses itens, destaca-se a parceria entre o GT de segurança e a SBIS para a padronização da biometria de impressão digital.

Consulte as apresentações utilizadas e disponibilizadas da reunião no Ambiente Virtual de Aprendizagem da SBIS, com acesso para sócios da SBIS.

 

Tribunal de Contas da União exige que Ministério da Saúde suspenda o início das contratações do programa PIUBS

No dia 21/05, o Tribunal de Contas da União (TCU) exigiu que Ministério da Saúde suspenda o início das contratações do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS). O programa tem como principal objetivo a adção do prontuário eletrônico no Serviço Único de Saúde (SUS), permitindo que o Ministério da Saúde possa verificar, em tempo real, o consumo de rescursos do SUS e melhor planejar e avaliar as políticas de saúde

Segundo o TCU, o modelo de contratação por meio de credenciamento dá margem à ocorrência de , umas vez que as prefeituras podem escolher livremente qual empresa irá prestar os serviços no município, dentre as empresas credenciadas ao programa.

O Ministério da Saúde tem um prazo de 15 dias para apresentar soluções alternativas para a contratação. Caso contrário, o programa pode ser anulado.

Saiba mais

 

 

Próximos eventos e cursos realizados ou apoiados pela SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 


Fórum HIMSS@Hospitalar
Quem realiza: UBM Brasil
Quando: 22 a 25/05/2018 
Onde: São Paulo, SP, Brasil
Website

Blockspot Conference LATAM 
Quem realiza: Blockspot Media
Quando: 28 a 29/05/2018 
Onde: São Paulo, SP, Brasil
Website

Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde 
Quem realiza: Sociedade Brasileira de Computação
Quando: 23 a 25/07/2018 
Onde: Natal, RN, Brasil
Website

Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 
Quem realiza: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
Quando: 01 a 04/10/2018 
Onde: Fortaleza, CE, Brasil
Website