Newsletter Edição nº31

Publicado em 20/10/2017 

 

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Save the Date: CBIS 2018


A SBIS, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o CBIS 2018 - XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde de 01 a 04/10/2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O CBIS é o mais tradicional evento na área de Informática em Saúde do Brasil e é realizado a cada dois anos desde sua primeira edição em 1986, ano também da criação da SBIS durante o próprio congresso.

O CBIS visa debater o potencial transformador da Informática em Saúde para os profissionais, provedores, fontes pagadoras e, sobretudo, o paciente. A programação do CBIS 2018 contará com temas em diversos segmentos da área, como prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis, entre outras, o que proporcionará ao congressista a oportunidade de assistir a palestras específicas dentro de sua área de interesse, assim como conhecer soluções voltadas a tais segmentos.

 

Próximo webinar do VIII Ciclo de Seminários será sobre o Modelo de Adoção de Prontuário Eletrônico da HIMSS

 

Título da palestra: EMRAM - O caminho para o hospital digital da HIMSS
Data: 06/11
Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)
Palestrante: Claudio Giulliano Alves da Costa
Resumo da palestra: Uma pergunta comum entre os CIOs de hospitais: "Qual é o caminho para o hospital digital?". Para responder a isso, a HIMSS desenvolveu vários modelos de maturidade, dentre os quais o EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model que possui 8 estágios (0 a 7). O processo de avaliação da HIMSS funciona como uma acreditação hospitalar, com foco em como os sistemas estão apoiando o processo assistencial. Essa apresentação irá abordar os principais requisitos e compartilhar experiências dos hospitais brasileiros que já alcançaram o estágio 6 e 7.
Mini-currículo do palestrante: Médico, mestre em Informática em Saúde pela Unicamp. certificado em gestão de sistemas de informação em saúde pela HIMSS e também HIMSS Certified Consultant. Já atuou em hospitais, planos de saúde, empresas de TI e setor público. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente, seu desafio é liderar a FOLKS - Consultoria e Treinamento em Informática em Saúde.

Saiba mais
 

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Prefeitura de São Paulo e IBM firmam acordo para apoiar startups no desenvolvimento de soluções de saúde

No dia 03/10, a Prefeitura de São Paulo e a IBM anunciaram um acordo para lançamento de um programa chamado “100% saúde”.

O programa, que terá duração de 3 anos, visa apoiar até 300 startups selecionadas para o desenvolvimento de soluções para problemas atuais do sistema de saúde da cidade de São Paulo. As startups selecionadas poderão receber créditos de US$ 1000 por mês por um ano para o uso de aplicações de serviço na plataforma IBM Cloud.

Os interessados em participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail para projetosaude@spnegocios.com, até o dia 31 de outubro.

Saiba mais
 

Ministério da Saúde lança aplicativos voltado à atenção à saúde de pessoas vivendo com HIV e aids

No dia 29/09, durante o 11º Congresso de HIV/Aids e 4º Congresso de Hepatites Virais, foram lançados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, aplicativos que visam auxiliar profissionais de saúde e cidadãos na atenção à saúde das pessoas vivendo com HIV e aids.

O aplicativo “Viva Bem”, a ser disponibilizado para cidadãos que vivem com HIV/aids, atuará como um diário permitindo inserir lembretes de medicamentos, acompanhar exames, tirar dúvidas sobre esquemas dos medicamentos e monitorar CD4 e carga viral.

Já para os profissionais de saúde, serão disponibilizados quatro aplicativos que permitirão o acesso simples e rápido aos documentos: Protocolo Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de PrEP, Protocolo Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para HIV em Crianças e Adolescentes, Protocolo Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para prevenção da transmissão Vertical do HIV, sífilis e Hepatites Virais e Protocolo Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para HIV – Adultos.

Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Saiba mais
 

Academia
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Artigos recentes:

 

Divulgações
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Próximos eventos e cursos realizados ou apoiados pela SBIS


HIS - Healthcare Innovation Show’17
Quem realiza: Live Healthcare Media
Quando: 25 e 26/10/2017
Onde: São Paulo, SP, Brasil
Website

II Workshop de Jogos e Saúde
Quem realiza: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
Quando: 03/11/2017
Onde: Curitiba, PR, Brasil
Website

CBTms 2017 - 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde
Quem realiza: Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms)
Quando: 14 a 17/11/2017
Onde: Gramado, RS, Brasil
Website