Newsletter Edição nº35

 

 

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Reserve já em sua agenda: de 01 a 04/10/2018 tem CBIS em Fortaleza!


A SBIS, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o CBIS 2018 - XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde de 01 a 04 de outubro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Trata-se do mais tradicional evento da área na América Latina, realizado a cada dois anos desde sua primeira edição em 1986.

O CBIS 2018 irá reunir profissionais, gestores, acadêmicos, empresas e universidades, fornecedores e usuários, tanto do setor público como privado, para debater o potencial transformador da informática para as instituições e profissionais de saúde e, sobretudo, para o paciente.

Contemplando keynotes internacionais, painéis, workshops, demonstrações e apresentações de artigos e pôsteres, a programação do CBIS 2018 contará com temas em mais de 30 segmentos da área, como prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis, entre outras, o que proporcionará ao congressista a oportunidade de assistir a palestras específicas dentro de sua área de interesse, assim como conhecer soluções voltadas a tais segmentos.

 

Palestra "EMRAM - O caminho para o hospital digital da HIMSS" já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da SBIS

A palestra "EMRAM - O caminho para o hospital digital da HIMSS", ministrada pelo Dr. Cláudio Giulliano no dia 05/02, já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da SBIS (AVA) para todos os associados da SBIS. Se você ainda não é sócio da SBIS, associe-se já!

Saiba mais sobre o Ciclo de Seminários
 

Mais um sistema de Prontuário Eletrônico recebe a Declaração de Conformidade para o PIUBS

Mais um sistema de Prontuário Eletrônico acaba de conquistar a Declaração de Conformidade para o Programa de Informatização de Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) do Ministério da Saúde.

O processo de avaliação de conformidade é exigido para credenciamento ao PIUBS e tem como objetivo garantir que um conjunto mínimo de requisitos seja atendido para responder à necessidade de implantação em larga escala de sistemas de Prontuário Eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde do País.

O sistema que recebeu a Declaração de Conformidade foi o IDS SAUDE versão 5.06.3 da IDS Desenvolvimento de Software e Assessoria Ltda.. A SBIS parabeniza a empresa e todos os seus profissionais envolvidos neste processo por esta importante conquista.

Saiba mais
 

Sistema ConecteW, da Wareline, obtém nova Certificação SBIS-CFM

O sistema ConecteW versão 2.07.2016 desenvolvido pela Wareline do Brasil Desenvolvimento de Sofware Ltda., conquistou recentemente a Certificação SBIS-CFM Edição 2016 nas categorias Assistencial e NGS2.

A SBIS parabeniza a empresa e todos os seus profissionais envolvidos neste processo por esta importante conquista. Veja a lista completa de S-RES certificados.

Saiba mais
 

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Participe da Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde

De 12 a 14 de abril de 2018, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) realizará a Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS), na Universidade Federal Fluminense em Niterói, RJ.

A ERCAS tem por objetivo disseminar, discutir as metodologias e promover a integração entre professores, alunos e profissionais que atuam com tecnologias aplicadas a área de saúde.

Saiba mais
 

Governo do Estado de São Paulo apóia projeto para desenvolvimento de chips para diagnóstico rápido de Zika, dengue e chikungunya

No dia 16 de janeiro de 2018, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou um documento que autoriza o repasse de R$ 12 milhões do Fundo Estadual Científico e Tecnológico (Funcet) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O motivo do repasse é apoiar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma plataforma para produção de chips utilizados para o diagnóstico rápido de Zika, dengue e chikungunya. A plataforma será instalada no Supera Parque, em Ribeirão Preto.

Saiba mais
 

Pesquisa aponta aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais

A Zebra Technologies realizou uma pesquisa chamada "Futuro da Saúde: 2022 – Estudo Hospitalar" que apontou um aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais. Dispositivos como laptops, tablets, scanners de código de barras sem fio e impressoras portáteis tem sido cada vez mais utilizados no suporte à assistência, gerando maior eficiência nos processos e maior segurança para o paciente.

Segundo 98% dos tomadores de decisão em TI entrevistados no estudo, em 2022 haverá ferramentas avançadas de análises preditivas e notificações de condições potencialmente mortais, como septicemia ou infecção adquirida por hospitalização. Eles acreditam que esses dados sensíveis serão enviados aos dispositivos móveis dos médicos.

Saiba mais
 

Academia
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Artigos recentes:

 

Próximos eventos e cursos realizados ou apoiados pela SBIS


Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde VI 
Quem realiza: Sociedade Brasileira de Computação
Quando: 12/04/2018 a 14/04/2018 
Onde: Niterói, RJ, Brasil
Website