Ex-presidentes da SBIS destacam desafios e avanços na saúde digital em audiência pública na Câmara dos Deputados
Na última quinta-feira (28), o plenário 7 da Câmara dos Deputados foi palco de um debate sobre os avanços recentes na saúde digital no Brasil. Promovida pela Comissão de Saúde a pedido da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), presidente da Subcomissão de Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital, a audiência pública contou com a participação das ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Dras. Beatriz de Faria Leão e Heimar Marin, além de especialistas da área. Beatriz e Heimar participaram de forma remota
A deputada Adriana Ventura destacou, conforme a Agência Câmara de Notícias publicou, que a transformação digital na saúde é um caminho irreversível, proporcionando maior acesso a tratamentos e ampliando a cobertura de serviços médicos, especialmente em regiões remotas. No entanto, ela alertou para os desafios da implementação dessas tecnologias, como financiamento, governança de dados, capacitação de profissionais e políticas públicas adequadas.
Em entrevista ao Portal da SBIS, a Dra. Beatriz de Faria Leão enfatizou a relevância do debate conduzido pela Câmara. “É muito importante ver o Parlamento liderando esse diálogo, envolvendo a sociedade e tratando de questões fundamentais como privacidade, prontuários eletrônicos e o uso de inteligência artificial (IA) na saúde”, afirmou.

Professora Dra. Beatriz de Faria Leão afirma que precisamos de uma política pública já.
No evento, Beatriz abordou a urgência da formação de recursos humanos qualificados. Segundo ela, o Brasil está atrasado em capacitação nos três níveis recomendados pela Sociedade Internacional de Informática em Saúde: inicial, intermediário e especialista. O Nível inicial, segundo ela, é voltado a todos os profissionais de saúde, que devem receber treinamentos básicos durante a graduação ou em cursos de extensão. O nível intermediário é a formação de especialistas e mestres, com a criação de mais programas no Brasil. E o nível de especialista é considerado o maior desafio, com pouquíssimos cursos de doutorado disponíveis no país.
Beatriz defendeu políticas públicas para estimular profissionais a se qualificarem no exterior e trazerem esse conhecimento para fortalecer o cenário nacional. “A minha mensagem foi clara: precisamos de uma política pública já. Mandar profissionais para doutorados fora do país é essencial para que possamos construir programas sólidos aqui”, afirmou.
“Tudo repousa na qualidade dos dados”

Professora Dra. Heimar Marin: “Hoje, quem faz a interoperabilidade é o próprio paciente”
A Dra. Heimar Marin destacou a importância do movimento liderado pela Câmara, alinhado às tendências globais. Ela explicou a diferença entre saúde digital e informática em saúde, conceitos frequentemente confundidos. “A informática em saúde é um guarda-chuva que abrange diversas áreas do conhecimento, como medicina, enfermagem e odontologia. Já a saúde digital leva esses recursos diretamente ao cidadão, tornando-se ainda mais complexa por demandar um entendimento de como a população utiliza essas ferramentas”, afirmou.
Em sua participação, Heimar também abordou a necessidade de melhorar a interoperabilidade dos sistemas de saúde no Brasil. “Hoje, quem faz a interoperabilidade é o próprio paciente, que precisa repetir sua história clínica a cada consulta”, criticou. Segundo ela, iniciativas como o uso de ferramentas de avaliação do engajamento cidadão em tecnologias de saúde, já validadas em países como Israel, devem ser adaptadas ao contexto brasileiro.
Outro ponto levantado por Heimar foi a qualidade dos dados inseridos nos sistemas de saúde, essencial para algoritmos de inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão. “Tudo repousa na qualidade dos dados. O profissional que insere as informações no sistema precisa entender a importância desse processo”, alertou. Ela destacou que, em um país multifacetado como o Brasil, a formação de especialistas e doutores deve ser ágil e orientada para atender às demandas do mercado.
Assista aqui, na íntegra, o Seminário Avanços Recentes na Saúde Digital
Acesse aqui as apresentações do Seminário Avanços Recentes na Saúde Digital