Notícias

Evento em São Paulo reúne mais de 40 nomes da tecnologia e da saúde para discutir inteligência artificial e interoperabilidade

Evento em São Paulo reúne mais de 40 nomes da tecnologia e da saúde para discutir inteligência artificial e interoperabilidade

Nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, São Paulo será palco de um dos encontros mais completos e relevantes do calendário da saúde digital no Brasil: a 2ª Jornada de Saúde Digital, promovida pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), em parceria com o Hub InovaHC e a MOSO. Com o tema “Inteligência Artificial e Interoperabilidade no Cuidado Centrado na Pessoa”, o evento, em formato híbrido, reunirá grandes nomes da academia, do setor público e privado para debater as transformações que a IA e os dados interoperáveis vêm promovendo no sistema de saúde.

Com mais de 40 especialistas e uma agenda repleta de temas que conectam inovação, ética, regulação e prática clínica, a 2ª Jornada de Saúde Digital se consolida como um espaço para quem atua na transformação digital do sistema de saúde brasileiro.

A cerimônia de abertura, marcada para as 8h30 do dia 9, contará com a presença de Paula Fuscaldo Calderon (Beth Healthtech/SBIS/CREMESP/CFM), Grace Dal Sasso (UFSC/SBIS) e Antonio Carlos Onofre de Lira (Oncologia Rede D’or/SBIS), que darão as boas-vindas aos participantes e destacarão o papel da inovação e da ética na transformação digital da saúde.

Inscreva-se AQUI. Últimas vaga.

Inteligência Artificial na prática clínica

A primeira manhã de debates será dedicada à IA Generativa na prática clínica, com o painel “Modelos Regulados que Transformam o Cuidado em Saúde”, reunindo Anderson Paulucci (Triggo.ai), Thiago Liguori (Pipo Saúde) e Claudio Giuliano (Folks), sob moderação de Érico Teodorovitz (MOSO). Logo em seguida, a discussão evolui para o tema “Da descoberta de padrões à ação clínica responsável”, com participação de Paula Fuscaldo Calderon, Gabriel Dalla Costa (HCOR) e moderação de Antonio Lira.

Ainda pela manhã, o painel “Avanços e Diretrizes para a IA na Saúde Digital” trará uma visão regulatória e jurídica com Ana Estela Haddad (SEIDIGI/MS), Juliana Hasse (OAB/SP) e moderação de Luis Gustavo Kiatake (SBIS).

Tarde com múltiplos olhares: dados, inovação e equidade

A partir das 14h, a programação se divide em trilhas paralelas. No auditório principal, o tema “Saúde Inteligente e Clínica Baseada em Dados” terá Diogenes de Oliveira Silva (Anestech), Cristina Balestrin (SES/SP) e Juliano Gaspar (VirtualCare/SBIS), com moderação de Leandro Miranda (Folks/SBIS). Simultaneamente, outro painel abordará “IA em Ambientes de Saúde: Condições, Barreiras e Fatores de Êxito”, com Lucas Fonoli (Intellidoctor), Fabio Lario (Hospital Sírio-Libanês) e Marco Antonio Gutierrez (InCor/HCFMUSP), moderados por Paula Fuscaldo Calderon.

O espaço para startups também ganha destaque com o painel “Startups que Escalaram IA na Saúde”, que trará Bruno Borghi (ABSS), Rafael Tinoco (Arvo Saúde) e Cíntia Baulé (DoctorAssistant), sob mediação de Raquel Acciarito Motta (Prisma/SBIS). Em paralelo, Alexandre Chiavegatto Filho (USP/UNICAMP), Luciana Guimarães Nunes de Paula (EBSERH) e Raphael Federicci Haddad (InovaHC) debaterão “Modelos Preditivos em Grandes Bases Brasileiras”.

Encerrando o primeiro dia, três mesas simultâneas abordarão temas estratégicos:

“Regulação da IA na Saúde Digital”, com Jeancarlo Fernandes Cavalcante (CFM) e Chiavegatto Filho, moderados por Luiz Virgínio (SBIS); “IA e Equidade em Saúde”, com Odorico Monteiro (Fiocruz) e Natasha Zanaroli Scaldaferri (InovaHC), moderados por Grace Dal Sasso; “Formação em Saúde Digital – Inovação, Equidade e Futuro Profissional”, com Luciana Nunes de Paula (EBSERH), Luiz Pessan (CAPES) e Lisandra Helena Barros (CNPq), sob moderação de Heimar Marin (SBIS).

Segundo dia: interoperabilidade e segurança digital em foco

O dia 10 de outubro será marcado por uma imersão nos avanços da interoperabilidade e cibersegurança. A programação se inicia com a palestra “Tecnologia Segura e Sustentável – O Papel da Cibersegurança no Valor da Saúde Digital”, apresentada por Patrícia Hatae (Grupo São Cristóvão Saúde) e mediada por Paulo Lopes (SBIS/RNP).

Na sequência, o painel “Centros de Comando com IA: Monitoramento Assistencial e Otimização Operacional em Tempo Real” contará com Marco Antonio Bego (InRad/HCFMUSP/InovaHC), Bruno Bezerra (Healthcare Alliance/MV) e Larissa Bertacchini (InCor HCFMUSP), sob moderação de Claudia Meirelles (SBIS/COSEMS-SP).

A palestra “Interoperabilidade 360°: do prontuário ao ecossistema para continuidade e valor em saúde digital”, com Jussara Macedo (HL7 Brasil), dará sequência às discussões, mediada por Osmeire Chamelette Sanzovo (S&C Digital Health/SBIS).

Dados, interoperabilidade e experiência do paciente

Durante a tarde, o público poderá escolher entre diversas sessões simultâneas. A mesa “Arquiteturas Seguras para Interoperabilidade: FHIR e IPS” reunirá Blanda Mello (DataSUS), Ítalo Macedo (GOInterop/HL7 Brasil) e Beatriz de Faria Leão (Sírio-Libanês), enquanto Maria Teresa Abrahão (OHDSI Brasil/Hospital Albert Einstein) apresentará “OMOP como Pilar de Interoperabilidade Segura e Sustentável”, ao lado de Julio Barbour (Precision Data) e Guilherme Julian (Pfizer).

Em seguida, duas mesas tratarão de temas diretamente ligados à experiência do paciente e à ética no uso da tecnologia: “Do Protocolo ao Paciente: SMART Guidelines e a Carteira Digital de Saúde”, com Beatriz de Faria Leão e Sheilla de Oliveira Faria, e “Hospitais Inteligentes e Conectados”, com Vitor Ferreira (ABCIS), Antonio Endrigo (DataOpera) e Carlos Sacomani (SBIS).

A reta final do evento trará três painéis simultâneos:

“Interoperabilidade em Dispositivos Médicos – Barreiras e Oportunidades”, com Iran Cartaxo (Anvisa) e Paulo Rogério Rades (Interopera); “IA no Centro da Decisão: de Alertas Inteligentes à Prevenção de Eventos Adversos”, com Maria Elizabeth Salvador (UNIFESP) e Paulo Schor (FAPESP); Impacto da IA na Experiência do Paciente e do Profissional”, com Felipe Ferré (Conass) e Davi Ferreira (Voa Health).

O encerramento será com a renomada pesquisadora Lucila Ohno-Machado, da Yale School of Medicine (EUA), ministrará a conferência “Inteligência Artificial para a Medicina de Precisão”, sob moderação de Heimar de Fátima Marin, presidente da SBIS.

 

Notícias Relacionadas

Sistema de Gestão de Associados

Plataforma desenvolvida com o objetivo de centralizar e simplificar o acesso às ações e informações relacionadas à associação.