AGHU, sistema certificado pela SBIS, é integrado ao SUS Digital e fortalece o prontuário único do cidadão
O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e certificado pela SBIS, agora está integrado ao SUS Digital Profissional, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A nova funcionalidade permite que profissionais de saúde tenham acesso, em tempo real, a informações clínicas de pacientes atendidos em diferentes unidades do SUS, em todo o território nacional.
Com a integração, médicos, enfermeiros e outros profissionais da assistência passam a contar com um prontuário único do cidadão, que consolida dados sobre vacinas, exames, internações e procedimentos realizados em qualquer ponto da rede pública. A medida reforça a continuidade do cuidado, aumenta a segurança do paciente e contribui para a redução de desperdícios, como a repetição desnecessária de exames e a duplicidade de registros.
“A integração do AGHU à RNDS é um passo importante na direção de um prontuário único do cidadão no SUS. A iniciativa permite que os profissionais de saúde tenham acesso, de forma mais ágil, a informações clínicas relevantes registradas na Atenção Básica e em outros pontos da rede”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho Neto.
A funcionalidade foi homologada e testada com sucesso no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) e deve ser implantada em todos os 45 hospitais da Rede Ebserh até o final de 2025.
Segundo o chefe do Serviço de Arquitetura de Sistemas da estatal, Diego Almeida, o avanço representa um marco para a transformação digital do SUS. “Integrar o AGHU à RNDS viabiliza o intercâmbio seguro e estruturado de informações entre diferentes níveis de atenção e instituições de saúde. Porém, essa evolução requer a superação de desafios importantes, como a padronização dos dados, a conformidade com os padrões nacionais de informação em saúde, a maturidade dos sistemas locais e a garantia da segurança da informação.”
A iniciativa está prevista no Plano de Negócios 2024–2028 da Ebserh, que tem entre seus objetivos estratégicos o fortalecimento da transformação digital na saúde pública, em alinhamento à Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020–2028 e aos princípios de responsabilidade ambiental, social e de governança (ASG).
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais. Essas unidades integram ensino, pesquisa e assistência em saúde, atendendo exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
FONTE e FOTOS: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
