1º Fórum de Médicos na Saúde Digital debate o futuro da transformação tecnológica em saúde
No último dia 13 de dezembro de 2024, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realizou o 1º Fórum de Médicos na Saúde Digital, um evento que reuniu especialistas renomados para discutir o papel dos médicos na revolução tecnológica que está transformando o setor da saúde. O encontro aconteceu das 8h às 13h, na Unidade Central do Seconci-SP, localizada na Av. Francisco Matarazzo, 74, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet.
Mais de 150 pessoas participaram do fórum, tanto de forma presencial quanto virtual e a organização ficou sob a responsabilidade dos diretores médicos da SBIS, Paula Fuscaldo Calderon e Leandro Costa Miranda, que garantiram uma programação bem estruturada e dinâmica.
O fórum teve como objetivo principal explorar como os profissionais médicos podem se posicionar e atuar na transformação digital em saúde, além de discutir as competências essenciais para integrar tecnologia nas práticas clínicas e impulsionar mudanças significativas no setor. A participação foi gratuita, com vagas limitadas, e atraiu tanto especialistas da área quanto médicos interessados em adotar soluções tecnológicas no dia a dia.
A abertura do evento foi conduzida por Paulo Sergio Leme Quintaes, superintendente dos Hospitais Estaduais sob gestão do Seconci-SP, e Irineu Francisco Silva Massaia, novo superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac) do Seconci-SP.
O presidente da SBIS, Antônio Carlos Onofe de Lira, também deu as boas-vindas, destacando a importância do evento como um marco para a área de informática médica no Brasil. Em seu discurso, ele ressaltou a relevância da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, que acumula 38 anos de história e tem sido fundamental na estruturação e desenvolvimento deste campo no país. Lira fez questão de reconhecer a contribuição de importantes nomes da área, como a professora Beatriz Faria de Leão, uma das fundadoras da SBIS e referência histórica no setor. O presidente agradeceu ainda a presença de representantes de diferentes Conselhos Regionais de Medicina, como Dra. Tereza Cristina de Brito Azevedo, do Conselho Regional de Medicina do Pará, Dr. Ricardo Gamarski, do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Dr. Emerson de Oliveira Medeiro, que representou odo Conselho Regional de Medicina do Paraíba e Marcus de Medeiros Matsushita, médico patologista e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
Entre os destaques da programação, o professor Antônio Carlos Endrigo apresentou os resultados do Censo sobre Médicos na Saúde Digital 2024, uma parceria entre a SBIS e a Associação Médica Brasileira (AMB). O estudo revelou que 19% dos médicos brasileiros que participaram da pesquisa já têm atividades relacionadas à tecnologia da informação em saúde.
Confira AQUI o resultado do Censo sobre Médicos na Saúde Digital 2024
Segundo Endrigo, o dado reflete a necessidade urgente de formação de profissionais capacitados em informática médica e o avanço no reconhecimento dessa área como especialidade médica. Ele também destacou que a formalização dessa especialidade está em trâmite no Conselho Federal de Medicina e espera que o processo seja finalizado no início de 2025.
Palestras internacionais de destaque
O evento contou com palestras de dois professores da University of Cincinnati College of Medicine, nos Estados Unidos: Umberto Tachinardi e Eneida Mendonça. Os especialistas apresentaram a realidade tecnológica vivida na instituição onde atuam, trazendo uma visão global sobre a integração de tecnologia na medicina e as lições aprendidas no cenário americano.
Confira AQUI as fotos do 1º Fórum de Médicos na Saúde Digital
O fórum foi encerrado com uma mesa-redonda interativa composta por especialistas da área, incluindo Giliate Cardoso Coelho Neto, diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh. Em sua fala, Giliate destacou que o evento reforçou a necessidade urgente de reconhecer formalmente a informática em saúde como área de atuação médica, o que abriria portas para a criação de programas de residência médica específicos na área. Ele enfatizou que a saúde digital é um campo estratégico para o desenvolvimento do país.
O 1º Fórum de Médicos na Saúde Digital proporcionou um espaço rico para troca de ideias, debates e avanços na área de informática em saúde. O Fórum está disponível no YouTube e pode ser acessado por todos no endereço abaixo.
Assista AQUI o 1º Fórum de Médicos na Saúde Digital