SBIS marca presença no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas em Foz do Iguaçu
Entre os dias 6 e 8 de novembro, Foz do Iguaçu recebeu o III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, evento que reuniu mais de quatro mil profissionais, incluindo farmacêuticos, pesquisadores e estudantes de todas as regiões do Brasil. Promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF/PR), o congresso abordou o tema “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde”, explorando o papel essencial do farmacêutico na promoção de saúde e inovação em tratamentos.
A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) esteve representada pelo Diretor Institucional, Luis Gustavo Kiatake, que participou da organização Startup Health Summit, um evento de empreendedorismo e inovação que reuniu e premiou startups da área farmacêutica durante o Congresso. Na mesa-redonda “Startups de Saúde: Perspectivas e Desafios no Brasil”, que aconteceu no dia 08, Kiatake esteve ao lado de Bruno Borghi, da Associação Brasileira de Startups em Saúde (ABSS), Jauri Siqueira, da Interplayes e Cecília Felizola, da rede Pague-Menos, e discutiu as oportunidades e os desafios do setor de saúde digital no país, abordando as principais questões regulatórias para os produtos de saúde, assim como de segurança e qualidade, em especial o processo de Certificação de Software da SBIS.
O congresso trouxe uma vasta programação com palestras e mesas-redondas que abordaram desde as mais recentes inovações tecnológicas até o papel crescente do farmacêutico na saúde pública. Entre os temas centrais, estavam práticas clínicas, o impacto da farmácia na atenção básica e o desenvolvimento de novos medicamentos, todos apresentados por especialistas renomados do Brasil e de outros países.
O coordenador-geral do Congresso e secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, destacou a evolução da profissão farmacêutica impulsionada pelo avanço tecnológico. Ele ressaltou que tecnologias como a telefarmácia e a inteligência artificial estão remodelando o setor farmacêutico e a forma como os pacientes recebem cuidados, além de destacar a importância da colaboração entre farmacêuticos, tecnólogos e empreendedores para promover inovações significativas.
Outro ponto de destaque do evento foi a sua preocupação com a sustentabilidade: o III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas foi o primeiro do setor a adotar práticas carbono zero, refletindo o compromisso dos organizadores com a responsabilidade ambiental.
A presença da SBIS no evento reforça a importância da integração da saúde digital no contexto farmacêutico, um setor em constante expansão e cada vez mais conectado com as inovações tecnológicas.