Notícias

Jussara Rötzsch assume presidência do Instituto HL7 Brasil

Jussara Rötzsch assume presidência do Instituto HL7 Brasil

A nova diretoria do Instituto HL7 Brasil para o biênio 2025–2027 tomou posse na última quinta-feira, 28 de agosto, em São Paulo, durante cerimônia realizada no Hub InovaHC, no Hospital das Clínicas. A médica e pesquisadora Jussara Macedo Pinho Rötzsch foi empossada como presidente da entidade, sucedendo Guilherme Zwicker, que agora assume a tesouraria da entidade.

Atuante de longa data na promoção da interoperabilidade em saúde, Jussara é reconhecida por sua participação ativa na Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), onde atualmente coordena o Grupo de Interesse (GI) de Semântica, além de ter contribuído de forma decisiva para a implementação do padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), marco inicial da interoperabilidade no Brasil há cerca de duas décadas.

Além da presidência de Jussara Rötzsch, a nova diretoria é composta por Gabrielle dos Santos Leandro (secretária) e Guilherme Zwicker (tesoureiro).

Foram empossados ainda:
Conselho Fiscal: Luís Gustavo Kiatake, Paulo Salomão e Osmeire Sanzovo
Conselho Consultivo: Beatriz Leão, Ítalo Macedo e Murilo da Luz

Os novos integrantes trazem forte vínculo também com a SBIS, reforçando a sinergia entre as duas instituições.

Em seu discurso, Jussara destacou a importância do voluntariado e da continuidade do trabalho coletivo na construção da interoperabilidade em saúde no Brasil: “Minha vida é misturada com a vida da interoperabilidade no Brasil. O TISS existe graças a um grupo de voluntários que nunca abandonou essa missão. Meu objetivo agora é convidar cada um a se inserir nesse processo e eu vou cobrar, porque esse é o meu papel”.

A cerimônia contou com a participação de associados do HL7 Brasil e de autoridades, que discutiram os rumos da interoperabilidade no país. Entre elas, Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, destacou o papel estratégico do HL7. “Falar de interoperabilidade sem trabalhar com o HL7 fica difícil. Queremos estar próximos, somar esforços e enfrentar juntos os desafios que estão colocados para o futuro da saúde digital no Brasil”, afirmou Ana Estela.

Outro destaque da solenidade foi a fala de Antonio Lira, presidente da SBIS, que reforçou a parceria entre as instituições. “A SBIS e o HL7 caminham juntas na missão de fortalecer a interoperabilidade e a saúde digital no Brasil. Essa posse representa não apenas a continuidade de um trabalho técnico, mas também a união de pessoas comprometidas em construir um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo”.

Jussara Rötzsch, durante seu discurso de posse na HL7.
Crédito: Reprodução YouTube HL7

Foto Capa: Érico Theodorovitz, do Inova HC, Guilherme Zwicker, tesoureiro do HL7 Brasil, e a presidente Jussara Rötzsch.
Crédito: HL7 Brasil

Notícias Relacionadas

Sistema de Gestão de Associados

Plataforma desenvolvida com o objetivo de centralizar e simplificar o acesso às ações e informações relacionadas à associação.