quarta-feira, 8 dezembro, 2021

Submissão de Trabalhos – CBIS 2021

Datas importantes

Atenção: a data para submissão de artigos foi estendida até o dia 10 de outubro!

Início da submissão de artigos: 30 de agosto de 2021
Data limite para submissão de artigos: 26 de setembro 10 de outubro de 2021
Notificação dos trabalhos aceitos: 01 de novembro de 2021
Data de envio da versão final e apresentações: 07 de novembro de 2021 10 de novembro de 2021
Data limite de inscrição no evento: 15 de novembro de 2021
Data do evento: 22 a 26 de novembro de 2021

Formato de submissão dos trabalhos

Para submissão dos trabalhos escritos, devem ser utilizados os formatos de artigos definidos e disponíveis na página do evento. Os artigos submetidos devem ser anônimos, ou seja, não conter nomes, endereços ou outras informações que possam identificar seus autores. Todos os artigos devem estar no formato PDF e poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

Serão aceitas submissões de três modalidades de trabalhos escritos:

Relatos de casos e/ou Relato de Experiência:
Trabalhos que apresentem casos ou experiência na área da Telemedicina, Telessaúde ou outros tópicos da Saúde Digital. Geralmente relatam e contextualizam com uma aproximação da prática profissional e os respectivos fundamentos teóricos relacionados.
Clique aqui para efetuar o download do template – Relato de Caso

 

Demonstração:
Trabalhos ainda não concluídos, mas com ideias relevantes a serem discutidas, geralmente com resultados preliminares. Incluem-se nessa categoria as soluções tecnológicas em fase de desenvolvimento avançado, porém ainda sem um conjunto de testes, validações e aplicações práticas consistentes.
Clique aqui para efetuar o download do template – Demonstração

 

Trabalho original (short paper):
Trabalhos originais sobre pesquisas realizadas em um dos tópicos de interesse dentro dos eixos temáticos relacionados acima.
Clique aqui para efetuar o download do template – Artigo Original – short paper

Para todas as modalidades o conteúdo deve ter um limite máximo de 3 páginas. A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do Sistema JEMS. Consulte mais informações nos sites da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (https://www.abtms.org.br) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (http://sbis.org.br).

Deve-se utilizar o modelo/template fornecido para a preparação da submissão do artigo. O template fornecido é uma representação exata do formato esperado pelo editor. Os artigos fora do padrão e modelos apresentados serão automaticamente recusados pelo corpo de revisores do evento.

O número de autores por trabalho está restrito a 10 (dez). Com o objetivo de garantir maior oportunidade de participação a todos, um autor pode participar de múltiplas submissões, mas deve ter somente uma submissão por modalidade (relatos de caso e/ou relato de experiência, demonstração ou trabalho original) como primeiro autor.

Recomendações aos autores

Escrever um texto para um congresso científico não é tarefa simples e exige que o estilo de escrita científica seja obedecido. Recomendamos que se utilizem as ferramentas de revisão e que principalmente depois de escrever, o documento seja lido várias vezes, para assegurar que o artigo esteja completo, objetivo e claro.

É fundamental que a discussão seja embasada pelos resultados obtidos, sejam eles parciais ou completos. Cuide para não estabelecer relações que não sejam fundamentadas nos seus dados. Mesmo que os resultados obtidos tenham sido diferentes dos esperados inicialmente, descreva as suas descobertas e as relacione com o objetivo do seu trabalho. Certifique-se de que haja coerência entre o título, os desfechos escolhidos nos objetivos, a forma de apresentação dos resultados e a discussão do texto.

A língua oficial do evento é o português, mas as propostas podem ser submetidas, também, em inglês ou espanhol. As unidades de medida devem ser abreviadas com exatidão, de acordo com o padrão Inmetro.

Avaliações dos trabalhos

Todos os trabalhos submetidos serão revisados por pelo menos dois revisores. Para isto serão considerados os seguintes critérios:

• Importância do tópico para Telemedicina, Telessaúde ou Saúde Digital
• Impacto científico e/ou prático abordado
• Qualidade científica e/ou conteúdo técnico
• Originalidade e inovação
• Cobertura da literatura pertinente
• Organização e clareza da apresentação

Apresentação e publicação

O evento será totalmente no formato virtual, assim é esperado que os autores participem on-line do evento e respectivas apresentações. No ato da submissão o autor pode indicar o formato preferencial de apresentação do trabalho. Contudo caberá aos revisores e editores a aceitação ou proposição de troca da modalidade de apresentação final escolhida inicialmente pelo autor. Os trabalhos serão apresentados em duas modalidades:

Poster digital: apresentação em formato poster/banner digital com apresentação oral e questões abertas ao público. (Ver template no site do evento)
Apresentação oral: apresentação oral com utilização de slides (5 slides) e questões abertas ao público. (Ver template no site do evento)

Todos os trabalhos aceitos, independente da modalidade de escrita e forma de apresentação, que atenderem todos os critérios descritos serão indexados e publicados nos Anais do Evento CBIS: ISSN 2178-2857. Para ter o texto publicado, além dos critérios anteriores é obrigatório a inscrição de pelo menos um autor no evento e apresentação do trabalho na sala virtual, data e hora a ser divulgada pela organização do evento.

Submissão

A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica por meio do Sistema JEMS.

Clique aqui para acessar o sistema de Submissão de Trabalhos.

Premiações dos melhores trabalhos

Os melhores trabalhos apresentados no evento serão selecionados e premiados. A avaliação será feita pelas avaliações dos revisores e por votação popular durante o evento. As categorias de premiação definidas são:

• Melhor relato de caso ou experiência
• Melhor trabalho de demonstração
• Melhor trabalho original

Durante a Solenidade de Encerramento do Congresso serão anunciados os trabalhos vencedores em cada categoria, no dia 26 de novembro de 2021. A divulgação dos vencedores também será realizada na página do evento na internet, bem como em suas mídias sociais e canais de comunicação. Serão conferidos certificados de melhor trabalho apresentados para os autores.

Adicionalmente, os autores dos 10 melhores trabalhos apresentados serão convidados para escrita de um artigo completo (com pelo menos 35% de conteúdo novo e original) para submissão em uma edição especial do Journal of Health Informatics. O Journal of Health Informatics (J. Health Inform.) é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Este periódico é indexado na Lilacs.

Coordenação da Comissão Científica ABTms e SBIS

Alexandra Monteiro (UERJ)
Ana Emília Figueiredo de Oliveira (UFMA)
Juliano de Souza Gaspar (UFMG)
Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques (FMRP- USP)

Contato

congresso@sbis.org.br

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