Submissão de Trabalhos

O CBIS 2020 tem como objetivo promover uma sadia discussão para a melhoria e transformação da saúde através do adequado e correto uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentando o estado atual do desenvolvimento da tecnologia de informação em saúde no Brasil e no mundo.

O congresso reunirá profissionais e acadêmicos, empresas e universidades, fornecedores e usuários, tanto do setor público como privado, para promover um amplo debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à Informática em Saúde.

Assim, convidamos autores a submeter artigos científicos completos, pôsteres (trabalhos em andamento), relatos de casos (experiências na área) e demonstrações sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras nas áreas de Computação ou de Sistemas de Informação aplicadas à Saúde.

O CBIS 2020 está organizado em seis principais eixos (área temática) da Informática em Saúde: 

  1. Informática Translacional;
  2. Informática Clínica;
  3. Infoestrutura, Interoperabilidade e Integração;
  4. Saúde Digital, Global e Mobilidade;
  5. Educação, Treinamento e Formação Profissional; e
  6. Organização, Gestão, Avaliação e Impacto Social da Informática em Saúde e da Saúde Digital.

Os autores devem obrigatoriamente selecionar pelo menos um eixo de ênfase para sua submissão. Cada eixo tem um conjunto específico de temas que definem o escopo da submissão, porém a lista não é exaustiva e se considerar que o tema de seu trabalho se encaixa no eixo, mas não aparece como tema, faça a submissão. O corpo de revisores poderá colocá-lo posteriormente no eixo mais adequado.

O idioma oficial do CBIS é o português, mas os trabalhos poderão ser submetidos também em inglês ou espanhol.

O número de autores por trabalho está restrito a 10 (dez). Com o objetivo de garantir maior oportunidade de participação a todos, um autor pode participar de múltiplas submissões, mas só pode ser primeiro autor em uma submissão por modalidade.

Clique aqui para mais detalhes sobre os eixos temáticos.

 

Modalidades de Submissão

 Modalidade

Característica e Instruções

 

Forma de Apresentação

Forma de Publicação

ARTIGO
COMPLETO

 
Contribuição para o avanço da ciência, na forma de um artigo original escrito a partir de estudo científico, sobre aplicações da Informática em Saúde, assim como revisões sistemáticas ou integrativas da literatura.

Deve ser utilizado o formato para submissão de artigos definido pela Comissão Científica (Modelo Padrão Artigo Completo) e enviada a Declaração de Conflito de Interesses e Declaração de Exclusividade e questões éticas (Regra e Modelos das Declarações).
 

  A ser definida On line: Suplemento do JHI**

PÔSTER

 
Contribuição científica em formato resumido e original a respeito de um estudo não concluído, mas com ideias relevantes a serem discutidas e resultados preliminares e que envolva aplicações da Informática em Saúde.

Deve ser utilizado o formato para submissão de poster definido pela Comissão Científica (Modelo Padrão Poster).
 

  A ser definida

On line: Acervo SBIS*

RELATO DE CASO

 
Relato estruturado de caráter não científico para apresentação de experiências práticas em casos reais, apresentando os pontos fortes e fracos das experiências vividas.

Deve ser utilizado o formato para submissão de poster definido pela Comissão Científica (Modelo Padrão Relato de Caso).
 

  A ser definida

On line: Acervo SBIS*

DEMONSTRAÇÃO

 
Apresentação de um produto inovador ou experiência relevante, não comercial, de qualquer aplicação de Informática em Saúde, como sistemas, dispositivos, aplicações, resultado de pesquisas e esforços públicos ou privados.

Deve ser utilizado o formato para submissão de poster definido pela Comissão Científica (Modelo Padrão Demonstração).
 

  A ser definida

On line: Acervo SBIS*

* Anais do CBIS (ISSN 2178-2857).
**Journal of Health Informatics (JHI), suplemento indexado nas bases LILACS e LATINDEX (ISSN 2175-4411).

 

Submissão

A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica por meio do Sistema JEMS.

Acesso ao Sistema de Submissões

 

Cronograma de Submissão de Trabalhos

  • Data final para submissões: 30/09/2020
  • Notificação dos trabalhos aceitos: 01/11/2020
  • Data limite para envio das versões finais: 15/11/2020
  • Data limite para a inscrição de autores no CBIS: 15/11/2020

 

Avaliação das Submissões e Regulamento

Os trabalhos serão revisados por pelo menos dois especialistas convidados da Comissão Científica, segundo calendário de submissões. Os critérios de qualificação da submissão incluem relevância, originalidade, contribuição científica ou tecnológica. Os trabalhos que não obedecerem às regras de formatação de sua modalidade serão automaticamente rejeitados pelos revisores.

As instruções para a elaboração do texto de cada modalidade encontram-se no link no item “Modalidades de Submissão”.

 

Publicação e Certificados

Haverá duas formas de publicação:

  • Os artigos completos serão publicados como um suplemento da revista JHI, portanto com o ISSN da revista (ISSN 2175-4411) que é indexado nas bases LILACS e LATINDEX.
  • As demais modalidades serão publicadas com o ISSN próprio do Congresso (ISSN 2178-2857), atribuído aos Anais de todas as edições do CBIS realizadas desde a primeira em 1986.

Para ter o texto publicado é obrigatória a inscrição de pelo menos um autor no CBIS 2020. A inscrição do autor é válida para no máximo 2 trabalhos aceitos em qualquer modalidade.

Os dados que constarão nos CERTIFICADOS de apresentação serão exatamente os mesmos cadastrados no Sistema JEMS. Atente para que todos os autores sejam cadastrados e informados no sistema no ato da submissão, não bastando que seus nomes constem no conteúdo do arquivo enviado. Atente também para que os nomes estejam escritos corretamente, da forma que devem constar no certificado. Não haverá reemissão de certificados para correção de nomes cadastrados incorretamente.

 

Premiação dos Melhores Trabalhos

Os melhores trabalhos do CBIS 2020 serão premiados. Os prêmios serão divulgados em breve.