2º Simpósio IHE Brasil

 

O simpósio IHE Brasil, em sua segunda edição, tem o objetivo de discutir o estado da arte da implementação dos perfis IHE no Brasil, bem como as estratégias, desafios e esforços para consolidação de iniciativas de interoperabilidade ao redor do mundo. Este ano o tema central é: Interoperabilidade no Brasil, como transformar nossa realidade?

 

Para responder a essa pergunta os debatedores trazem experiências e demostrações dos diferentes setores de produção de sistema para atenção à saúde, com destaque aos avanços no setor público, assumindo um protagonismo da implementação dos perfis adaptados ao contexto brasileiro. O simpósio busca responder ainda:

  • Como temos avançado no tema do IHE para o Brasil?

  • Quais os planos para o futuro dos perfis IHE no Brasil?

  • Como a comunidade internacional tem superado os desafios que se apresentam na jornada de implementação dos perfis nos diferentes países?

 

Coordenador: Rodrigo Gaete (Núcleo de Tecnologia da Informação DAB/SAS/MS)

 

Data: 29/11

 

Programação

 

08:30 - 09:00

Abertura

Presidente IHE Brasil: Marcelo Rodrigues dos Santos (Philips Research)

 

09:00 - 09:45

Programa de e-Saúde do Ministério da Saúde do Brasil: realizações, desafios e planos para o futuro

Palestrante: Ricardo Puttini (Universidade de Brasília; Core Consulting)

 

09:45 - 10:00

Dúvidas e comentários

 

10:00 - 10:30

Coffee-break

 

 

Painel: Interoperabilidade no Brasil, como transformar nossa realidade?

 

10:30 - 11:00

IHE Internacional: Estratégias, Desafios e esforços para consolidação de iniciativas de interoperabilidade ao redor do mundo

Palestrante: Michael Nusbaum (IHE Internacional)

 

11:00 - 12:00

Mediação: IHE Brasil

Debatedores: Michael Nusbaum (IHE Internacional), Beatriz de Faria Leão (SBIS), Marivan Santiago Abrahão (HL7 Brazil), Ricardo Puttini (UnB; Core Consulting)   

 

12:00 - 14:30

Intervalo para keynote speaker e almoço

 

 

Demonstrações IHE

 

14:30 - 15:15

e-SUS Atenção Básica - Porque usar Perfis IHE?

Palestrantes: Igor Gomes (DAB/SAS/MS), Rodrigo Gaete (DAB/SAS/MS)

 

15:15 - 16:00

Demonstração e-SUS AB - Desafios de Implementação dos Perfis IHE

Palestrantes: Gabriel Geraldeli (Bridge/UFSC), Jades Hammes (Bridge/UFSC)

 

16:00 - 16:30

Coffee break

 

16:00 - 17:00

OpenXDS: repositório XDS.b sobre plataforma Open Source

Palestrante: Ricardo Gonçalves (CORE Consulting)

 

17:00 - 18:00

Práticas de implementação dos Perfis IHE IT Infrastructure

Palestrante: Francisco Cantarutti (SISQUALIS)

 

18:00 - 19:00

Assembléia Extraordinária do IHE Brasil

 

 

Convidados

 

Rodrigo Gaete2

 

Rodrigo Gaete linkedin

Diretor-Secretário do IHE Brasil. Consultor de Informática em Saúde na Estratégia e-SUS AB no Ministério da Saúde/SAS/DAB. Doutorando em Saúde Pública pela EERP/USP. Graduação e Mestrado em Informática. É membro do Grupo de Altos Estudos de Avaliação de processos e práticas da APS e Enfermagem - GAAPS e do Grupo de Arquitetura, Frameworks e Modelos da CEE-78/ABNT (ISO TC 215 - Health Informatics).

Marcelo Rodrigues dos Santos

 

 

 

 

Marcelo Rodrigues dos Santos linkedin

Presidente do IHE Brasil, pesquisador sênior do centro de pesquisa da Philips especializado em Health Information Exchange e Big Data Analytics. Marcelo é matemático e doutor em Ciências da Informação (UFMG) com pós-doutorado em Informática em Saúde (UFMG). Colaborador para a revisão de normas para o comitê de Informática em Saúde da ABNT/ISO. Trabalhou como consultor e pesquisador para diferentes projetos no setor de saúde público e privado, incluindo: GE Global Research, Ministério da Saúde do Brasil, Departamento de Informática do SUS (DATASUS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Agência Nacional de Saúde suplementar (ANS), Universidade de Brasília (UNB), Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SESMG), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSBH), Saint Jude Medical, dentre outros.

 

Ricardo Puttini

 

Ricardo Puttini lattes

Prof. Ricardo Staciarini Puttini é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, onde leciona no Departamento de Engenharia Elétrica desde 1998. Atua em projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e consultoria, em parceria com diversas empresas e entidades governamentais, em assuntos relacionados às TIC.

Michael Nusbaum

 

 

 

Michael Nusbaum linkedin

Michael Nusbaum é um estrategista, líder, visionário e consultor experiente, com mais de 35 anos de experiência dedicados integralmente à Saúde. Com uma formação em administração de serviços de saúde e engenharia industrial, Mike oferece uma combinação única de serviços de consultoria de gestão para autoridades de saúde, governos, hospitais, fornecedores e associações profissionais, no Canadá, Estados Unidos e outros países do mundo.
Mike Nusbaum é um ativo membro das comunidades de criação e disseminação de padrões em Informática em Saúde, como o HL7, o IHE e o Comitê ISO TC 215.

Beatriz de Faria Leão

 

Beatriz de Faria Leão linkedin

Médica (UFGRS 1977), Doutora em Medicina (UNIFESP 1988) com Pós-Doutorado em Informática em Saúde na Universidade Erasmus University em Rotterdam, Holanda (1989-1990). Atua no Hospital Sírio-LIbanês em São Paulo, como coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Informática em Saúde e consultora no Departamento de Tecnologia da Informação. Coordenadora do Grupo 1 – Arquitetura da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde da ABNT, vice-relatora de deste grupo no Comite ISO TC 215 – Health Informatics. Presidente da SBIS, 2015/2016.

Marivan Santiago Abrahão

 

 

Marivan Santiago Abrahão linkedin

Médico Clínico Geral e Especialista em Nefrologia. Especialista em Ciência da Computação pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO. Especialista em Padrões e Terminologias de Informática em Saúde. Pesquisador em Modelagem e Representação do Conhecimento médico do DIS-UNIFESP. Consultor em Gestão de Sistemas de Informação e de Informática em Saúde. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Diretor Presidente da Avesta - Consultoria em Informação e Informática em Saúde. Presidente eleito do Instituto HL7 Brasil ( 2015 - 2019).

 
Apoio

logoIHE              Logo HL7 Brasil             Logo CBR          logo datsus 300x269