Simpósio de Segurança da Informação em Saúde

 

Este simpósio traz à tona a importância, conceitos e práticas da Segurança da Informação aplicada a instituições de saúde, como hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de planos de saúde. É fato que o setor de saúde não está amplamente capacitado nesse assunto. Contudo, dada a crescente informatização e o consequente interesse de hackers nas identidades e informações de saúde, é fundamental a imediata conscientização dos gestores para os perigos e suas consequências, e para os processos, controles e ferramentas de segurança da informação necessários.

 

Coordenador: Luis Gustavo Kiatake (E-VAL Tecnologia)

 

Data: 29/11

 

Programação

 

 

14:30 - 16:00

Normas e Padrões Nacionais e Internacionais para Segurança da Informação em Saúde

Palestrantes:

John Daniels, HIMSS Analytics

José Bruzadin, Intel

Rodrigo Mendonça Queiroga, Vivver Sistemas Ltda

 

16:00 - 16:30

Coffee break

 

16:30 - 18:00

Segurança da Informação nas Instituições de Saúde

Palestrantes:

Thiago Nunes, HIAE - Manual da ANAHP

Leonardo Almeida, Amil Assistência Médica Internacional S/A

Júlio Di Maio, Agência Nacional de Saúde Suplementar

 

 

Convidados

 

Luis Gustavo Kiatake

 

 

 

Luis Gustavo Kiatake linkedin

É entusiasta do uso da tecnologia na saúde. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, foi professor na pós-graduação em Segurança da Informação do IPT, SENAC, Uniemp e Unifesp. É colaborador da ISO e membro da ABNT nos comitês de Segurança da Informação e de Informática em Saúde, da qual foi relator do Grupo de Segurança. É membro do HL7 Brasil, IHE, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), colaborador no processo de Certificação de Software SBIS/CFM, representante no Comitê de Padronização do TISS (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e é diretor da E-VAL Informática em Saúde.)

 

Thiago Nunes Lopes

 

 

Thiago Nunes Lopes linkedin

Formado em Sistemas da Informação pela universidade Estácio de Sá, atuo na área de Tecnologia da Informação desde 2002, sendo que desde 2007 tenho focado em Segurança da Informação. Atualmente atuo como especialista em Segurança da Informação do Hospital Israelita Albert Einstein. Certificações: COMPTIA SECURITY +, ISO 2702 FOUNDATION, ITIL V3, CCNA SECURITY e CCSA R75.

Rodrigo Mendonça Queiroga

 

 

Rodrigo Mendonça Queiroga linkedin

Administrador de Sistemas de Informações (1997) com Mestrado pela UFES (2005)  em Informática na área de Inteligência Computacional. Atua na área de Informática desde 1986 com experiências em área pública (SERPRO, PRODABEL e SES MG) e privada (mercado de Utilities). Atualmente é Gerente de Operações na Vivver Sistemas Ltda. Participou dos encontros do ISO TC 215 – Health Informatics no Rio de Janeiro em 2010, Sydney(2013), San Francisco (2015), Berna (2015), Karuizawa (2014) e Amsterdam (2016), sendo estes dois últimos como chefe da delegação brasileira.

 

Júlio Di Maio

 

 

Júlio Di Maio linkedin

Graduado em Análise de Sistemas e Ciências Econômicas com MBA em Sistemas de Informação pela FGV/Rio de Janeiro; Trabalhando desde 1990 em sistemas da área de saúde pública (no Ministério da Saúde) e suplementar na ANS.

 

Leonardo Almeida

 

Leonardo Almeida linkedin

Engenheiro Eletrônico graduado pela UFRJ, com MBA em Gestão de TI pela UFRJ e MBA Executivo em Saúde pela Coppead. Com 23 anos de experiência em Tecnologia da Informação em Saúde, já desempenhou vários papéis dentro do Grupo Amil, no Brasil e nos EUA. Atualmente serve ao grupo United Healthcare como CIO, responsável pela TI das operações de plano de saúde e hospitais a nível Brasil.

 

 

John Daniels

 

John Daniels icon homepage

Diretor para a vertical de Saúde da Intel para America Latina. Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Colaborando com a Intel por 15 anos, José Bruzadin se dedica à área de saúde nos últimos 10 anos, com objetivo de identificar formas de inovar o setor de saúde através de Tecnologias da Informação.

 

José Luís Bruzadin

 


José Luís Bruzadin linkedin

Diretor para a vertical de Saúde da Intel para America Latina.  Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Colaborando com a Intel por 15 anos, José Bruzadin se dedica à área de saúde nos últimos 10 anos, com objetivo de identificar formas de inovar o setor de saúde através de Tecnologias da Informação.