2º Simpósio Goiano de Informação em Saúde

 

Terá como tema “O impacto da informação no cuidado a saúde” cujo objetivo será discutir como as Tecnologias de Informática, Informação e Comunicação em Saúde (TIICS) podem contribuir com atenção a saúde nas suas diferentes dimensões.

Neste contexto:

  • Quais são as tecnologias de informática e informação em saúde que vem sendo utilizadas nos serviços de saúde?
  • Quais são as questões técnicas envolvidas na informação em saúde, tanto no seu desenvolvimento quanto na sua implantação (implementação) e como essas tecnologias impactam na gestão e na qualidade da assistência ao usuário?
  • Como as três esferas governamentais tem enfrentado e tratado as Tecnologias de Informação, Informática e Comunicação em Saúde no sistema público de saúde (SUS)?

 

Coordenadora: Mércia Pandolfo Provin (FF; CGIS-UFG)

Vice-coordenadoras: Rita Goreti Amaral (FF-UFG) e Nádia do Lago Costa (FO-UFG)

 

 

Data: 28/11

 

Programação

 

08:30 - 09:00

Abertura - Comissão de Governança da Informação em Saúde da Universidade Federal de Goiás (CGIS-UFG)

Mércia Pandolfo, Rejane Faria Ribeiro-Rotta e Fábio Nogueira de Lucena

 

09:00 - 10:00

Painel:  Impacto da Informação e Informática de saúde

Coordenadora: Mércia Pandolfo, UFG

 

Simposiastas:

Ricardo Staciarini Puttini, Universidade de Brasília e Core Consulting
Claudio Giulliano Alves da Costa, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

 

Ativadores:

Flúvia Amorim, Secretaria Municipal de Saúde de Goiás
Luiselena Luna Esmeraldo, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás

 

10:00 - 10:30

Coffee break

 

10:30 - 12:00

Continuação do Painel

 

12:00 - 14:30

Intervalo para keynote speaker e almoço

 

14:30 - 16:00

Mesa redonda: Política de informação e informática em saúde: cenário atual e perspectivas

Coordenadora: Maria Márcia Bachion, UFG

 

Simposiastas:

Representante do Datasus, Depatamento de Informática do SUS

Leonardo Moura Vilela, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás
Sandro Rogério Rodrigues Batista, Secretaria Municipal de Saúde de Goiás

 

Ativadores:

Rejane Faria Ribeiro-Rotta, CGIS-UFG
Fábio Nogueira de Lucena, CGIS-UFG

 

 

16:00 - 16:30

Coffee break

 

16:30 - 18:00

Continuação da mesa redonda

 

 

Convidados

 

Mércia Pandolfo Provin

 

Mércia Pandolfo Provin  lattes

Farmacêutica, doutora em Ciências da Saúde na UFG, onde é docente no curso de Farmácia. Tem como área de trabalho Assistência farmacêutica na atenção primária, com ênfase no acesso ao medicamento.

 

Nádia do Lago Costa

 

Nádia do Lago Costa lattes

Possui graduação e mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. Atualmente é Professora adjunto da graduação e do Programa de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFG. Tem experiência nas áreas de patologia bucal e estomatologia. Atua principalmente nos seguintes temas: câncer de boca e imunidade tumoral.

 

Rita G Amaral

 

Rita Goreti Amaral  lattes

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás , mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo  e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Farmácia-UFG. Atua na área de Saúde Pública. Tem experiência na área de Farmácia - Bioquímica, com ênfase em Citologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: controle da qualidade em citopatologia cervical, câncer cervical, rastreamento, prevenção, assistência farmacêutica e qualidade de vida.

 

Rejane Faria Ribeiro Rotta

 

Rejane Faria Ribeiro-Rotta  lattes

Odontóloga com doutorado em Odontologia pela USP-Bauru, Doutorado Sandwich - Universidade de Rochester, EUA e Pós-doutorado pela Universidade de Malmo, Suécia. Tem experiência na área de Odontologia e Tradução do conhecimento - Prática baseada em evidência e Informação e informática em saúde.

 

Fábio Nogueira de Lucena

 

Fábio Nogueira de Lucena lattes

Docente do Instituto de Informática (UFG) desde 1992, doutor em computação. Desde 2010, por meio de projeto de P&D, iniciou atividades com o tema informática em saúde, no qual obteve especialização em 2014. Trabalhos correntes: persistência de informação em saúde.

 

Maria Márcia Bachion

 

Maria Márcia Bachion lattes

Graduada em Enfermagem e doutora em Enfermagem pela USP. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da UFG. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção de Enfermagem e Saúde e a Rede Goiana de Pesquisa em Avaliação e Tratamento de Feridas. Membro do NANDA-I Education and Research Committee (2010-2013).

Ricardo Staciarini Puttini

 

Ricardo Staciarini Puttini lattes

Prof. Ricardo Staciarini Puttini é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, aonde leciona no Departamento de Engenharia Elétrica desde 1998. Atua em projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e consultoria, em parceria com diversas empresas e entidades governamentais, em assuntos relacionados às TIC.

 

Claudio Giulliano Alves da Costa

 

Claudio Giulliano Alves da Costa linkedin

Médico, mestre em Informática em Saúde pela Unicamp e certificado em gestão de sistemas de informação em saúde pela HIMSS. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina. Ex-presidente e atual Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente, seu desafio é liderar a FOLKS Tecnologia, Inovação e Conhecimento em Saúde.

 

Flúvia Amorim

 

Flúvia Amorim lattes

Enfermeira, mestre em epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás, certificada em epidemiologia pela Johns Hopkins Bloomberg University School Public Health – USA. Diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Goiânia.

 

Luiselena Luna Esmeraldo

 

Luiselena Luna Esmeraldo lattes

Possui mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ em 1999) e graduação em Bacharelado em  Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ em 1994). Trabalhou em desenvolvimento de páginas WEB por um longo período de sua carreira e também com projeto de Business Intelligence. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Tecnologia da Informação na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

 

Sandro Rogério Rodrigues Batista

 

Sandro Rogério Rodrigues Batista  lattes

Superintendente de Regulação e Políticas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

 

Leonardo Moura Vilela

 

Leonardo Moura Vilela

Médico, deputado federal (2003-2011), Secretário da Agricultura do Estado de Goiás, 1999-2001; Secretário de Infra-Estrutura do Estado de Goiás, em 21 de Janeiro de 2005 e atual secretário da saúde de Goiás.

 
Apoio

 
pro saude          SUS banner