Palestrantes

 

Keynote Speakers


foto antonio lira

Antonio Carlos Onofre de Lira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1989), residência médica em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (1991), especialização em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Informática Médica/Patologia pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado na Universitè Paris VII (Denis-Diderot) em Planejamento e Economia da Saúde. Exerceu as seguintes funções: Diretor do Centro de Informações e Análises (1997-1999), Diretor Executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1999-2003); Coordenador de Regulação do Sistema na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo(2003-2004) e Coordenador Nacional de Regulação e Avaliação do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde (2005-2006). De 2007 até Março de 2016, atuou como Diretor Técnico Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês. De Abril a Dezembro de 2016 atuou como Diretor do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. Atualmente atua como Superintendente de Tecnologia na Unimed Seguros. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Administração Hospitalar e Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, acesso e avaliação em saúde, gestão em saúde, administração de serviços de saúde, regulação governamental e informática médica.

 


Foto Eliane Cury Nahas

Eliane Cury Nahas

Formada em Economia pela Universidade Mackenzie em 1986, começou a carreira no mercado financeiro . Em 2001 fundou a CdClip Produções, empresa de comunicação digital com foco em transmissões ao vivo para internet. Sendo o mercado de "streaming" totalmente insipiente a época, ferramentas e softwares foram desenvolvidos pela CdClip para atender a necessidade de grandes clientes corporativos como Embraer, Bradesco, Votorantim, Suzano, DHL, Epson, Unilever entre outros. Em 2006 foi eleita membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficentes de Senhoras Hospital Sírio Libanês, e em 2015 aceitou convite de sua presidente Marta Kehdi Schahin,  para integrar a diretoria estatutária da instituição.

 


foto Fernan Quiros

Keynote Internacional!


Fernán González Bernaldo de Quirós 

Fernán González Bernaldo de Quirós trabalha atualmente no Departamento de Medicina Interna do Hospital Italiano de Buenos Aires. Fernán faz pesquisa em Medicina Interna (Medicina Geral), Informática em Saúde, Saúde Pública e Medicina Respiratória. Ele fundou o Departamento de Informática em Saúde e é diretor do Mestrado em Informática em Saúde da Universidade Hospital Italiano.

 


Foto Henrique Martins

Keynote Internacional!


Henrique Martins

Licenciatura em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa (2000). Doutoramento - PhD in Management Studies, tese: “The use of Mobile Information Communication Technology in Clinical Settings”, Judge Business School, University of Cambridge. Presidente do Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde de Postugal, EPE desde 25 de abril de 2013 à data. Coordenador Nacional do projeto epSOS e representante nacional para eHealth Network (2012 -à data).

 


 

Palestrantes


Allan

Allan Nuno Alves de Sousa

Possui graduação em Ciência Política pela UnB (2002) e mestrado em Ciência Política pela UFMG (2004). Atualmente participa do programa de doutoramento em Saúde Coletiva da UnB e é coordenador da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, onde exerce a função de coordenador do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e a estratégia eSUS Atenção Básica de Prontuário Eletrônico.

 


Alexandre Chiavegatto

Alexandre Chiavegatto

Possui graduação em Economia pela FEA/USP, doutorado direto em Saúde Pública pela FSP/USP e pós-doutorado na Universidade de Harvard. É professor doutor do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP na área de estatísticas de saúde e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da FSP/USP.

 


Foto Camilla

Camilla do Vale Jimene

Sócia do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Advogada especializada em Direito Digital. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Coordenadora do curso de Direito Digital da ESA – Escola Superior da Advocacia/SP. Professora do MBA de Direito Eletrônico da EPD – Escola Paulista de Direito. Professora convidada da Pós–Graduação dos cursos de Tecnologia da Informação e Computação Forense da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora convidada do MBA de Gestão de Riscos Financeiros, Corporativos e Compliance da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Coordenadora do Comitê de Estudos em Compliance Digital da LEC – Legal, Ethics e Compliance. Membro consultora da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP. Membro da Comissão Permanente de Estudos em Tecnologia da Informação do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo. Palestrante em diversos congressos e seminários realizados por instituições como UNESP, UNICAMP, PUC/SP, CAMPUS PARTY, entre outras. Autora do livro “O Valor Probatório do Documento Eletrônico” (2010) e coautora de artigos publicados nos livros “Educação Digital” (2015) e “Compliance: A Nova Regra do Jogo” (2016).

 


foto bruno souza

Bruno Souza de Oliveira

Engenheiro de Computação, Especialista em Gerenciamento de Projetos com Ênfase em Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação, Especialista em Informática em Saúde e Mestrando em Gestão, Informática em Saúde. Autor de livros, possui as certificações ligadas aos temas de gestão de projetos, informática em saúde e gestão de serviços de TIC.

 


Foto Celina Oliveira

Celina Oliveira

Gerente de padronização, interoperabilidade e análise de informações da ANS. Graduada em Matemática pela UERJ. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, com Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ.

 


Avatar neutro peq

César Biselli Ferreira

Coordenador de Inovação e Tecnologia do HSL Líder do Projeto de Telemedicina do HSL Medico Intensivista e Paliativista

 


foto csafran

Palestrante Internacional!


Charles Safran

Charles Safran é um especialista em cuidados primários que dedicou sua carreira profissional à melhoria do atendimento ao paciente através do uso criativo da informática. Ele é chefe da Divisão de Informática Clínica, do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Harvard Medical School. Ele é um cientista sênior do National Center for Public Health Informatics at Center for Disease Control and Prevention. Ele é o ex-presidente imediato e Chairman da American Medical Informatics Association. Foi anteriormente vice-presidente da International Medical Informatics Association.

 


Avatar neutro peq

Claudia da Costa Meirelles

Médica sanitarista com especialização em Informática em Saúde (IEP/SL), gerente médica de Gestão de Saúde da Unimed do Brasil

 


Foto Claudia Moro

Cláudia Moro

Professora titular a PUCPR do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde. Engenheira da computação com mestrado (UNICAMP), e doutorado (Poli/USP) em engenharia biomédica. Atua há 25 anos em informática em saúde: padrões de interoperabilidade, processamento de linguagem natural, sistemas de apoio à decisão e avaliação de sistemas.

 


foto eduardo cordioli

Eduardo Cordioli

Médico Ginecologista e Obstetra pela UNIFESP. Mestre em Ciências – UNIFESP. Presidente da Comissão Nacional de Ultrassonografia em GO pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetricia (FEBRASGO). Gerente Médico Telemedicina Einstein

 


Avatar neutro peq

Eneida Mendonça

Associate-Professor – Department of Biostatistics and Medical Informatics School of Medicine and Public Health – UW-Madison

 


Foto Eurico Vasconcelos

Eurico Vasconcelos

Doutor em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Informática Aplicada (Inteligência Artificial) pela Universidade de Fortaleza. Coordenador do Laboratório de Inovação em TIC - NATI, Professor de Engenharia da Computação e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza. Diretor de Cidadania e Cultura Digital da Coordenadoria de Ciência Tecnologia e Inovação (CITINOVA) da Prefeitura de Fortaleza. Trabalha em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de tecnologias em saúde (eHealth), Interação Humano-Computador, Jogos Sérios, Gamificação.

 


foto neri

Francisco Neri

Médico Obstetra Especializado em Gestação de Alto Risco Pela UNIFESP Especialista em Informática em Saúde Pelo Hospital Sírio Libanês e UNIFESP. Profissional CpTICS, CMIO no Grupo Santa Joana

 


Foto Fabio Campelo

Fábio Campelo

Atual Chefe do Serviço de Regulação Assistencial da Ebserh, ex-Coordenador-Geral dos Sistemas de Informação do DRAC/Ministério da Saúde, com experiência de 5 anos na área de Informação e Informática em Saúde. Especialista em Informática em Saúde pelo IEP-HSL e Mestre em Gestão da Clínica pela UNED, da Espanha.

 


foto Landsberg

Gustavo Landsberg

Médico de Família e Comunidade Mestre em Atenção Primária à Saúde CEO e Fundador do app Canguru.

 


Avatar neutro peq

Grace Marcon Dal Sasso

Pós-doutorado em Informática Médica pela School of Health Information Sciences at Houston - Estados Unidos. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Informática em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Informática em Saúde - FIOCRUZ. Aperfeiçoamento em Informática em Enfermagem nos EUA Johns Hopkins e New Mexico. Professora Associada da UFSC. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Informática em Saúde. Líder do Laboratório de Pesquisa Clínica, Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC - GIATE: Coordenadora SIG Telenfermagem - RUTE-SC.

 


Foto Heloisa Helena

Heloisa Helena C. Peres

Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Chefe do Departamento de Enfermagem do Hospital Universitário da USP e Coordenadora do Centro de Estudos em Teleenfermagem da Escola de Enfermagem da USP - CETENF/EEUSP. Possui Graduação em Enfermagem pelas Faculdades da Zona Leste de São Paulo (1985), Licenciatura em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado na área Administração em Serviços de Enfermagem pela USP (1995) e Doutorado pela USP (2001). Especialização em Informática em Saúde, pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atua principalmente nas áreas de Educação e Administração em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Informática em Saúde e Enfermagem, Telesaúde e Teleenfermagem. Bolsista Produtividade CNPq.

 


Foto Ivan Torres Pisa

Ivan Torres Pisa

Pesquisador na área de informática em saúde, na linha de descoberta de conhecimento e mineração de dados em saúde. Formado em matemática, possui mestrado e doutorado em física aplicada a medicina e biologia e obteve livre-docência em informática em saúde em 2013. Atua como professor no Depto. de Informática em Saúde EPM UNIFESP. Coordena o Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP, e o curso online de Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP.

 


fotoJacson

Jacson Barros

27 anos de experiência em Health IT. Graduado em Engenharia Elétrica e, Mestre em Ciências pela FMUSP e atualmente doutorando pela FMUSP. CIO do Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina. Membro efetivo da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina-CFM e Presidente da Associação dos CIOS em Saúde – ABCIS.

 


Foto Juliana Zinader peq

Juliana Souza Zinader

É Professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG). Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília. Doutora em Ciências/Bioengenharia e Pós-doutoramento em Neuroimagem pela Universidade de São Paulo. Atua como membro da Comissão de Governança da Informação em Saúde/UFG, auditora sênior do Processo de Certificação de Sistemas Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Diretora de Educação da SBIS. Foi Coordenadora-Geral de Monitoramento e Avaliação do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde (MS). Principais áreas de atuação: Engenharia de Software, Informática em Saúde, Estratégia de Saúde Digital (projeto nacional de e-Saúde) e avaliação e desenvolvimento de S-RES.

 


Foto Katia Amaral

Katia Amaral

Enfermeira (UNIFESP), Especialista em Informática em Saúde (UNIFESP), Gestão da Atenção à Saúde (IEP/HSL), Saúde Baseada em Evidências (IEP/HSL) e Obstetrícia (UNIFESP). Enfermeira assistencial líder no Hospital Sírio Libanês, durante 9 anos e desde 2011 atuação como Coordenadora de Implantação de Sistemas de Informação em Saúde no HSL.

 


Foto Keilla Melo

Keilla Melo

Enfermeira, especialista em Saúde da Família pela UFMA e Mestranda em Telemedicina e Telessaúde pela UERJ, Coordenadora de Teleassistência do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – NUTES-HC-UFPE.

 


foto leandro panitz

Leandro Manassi Panitz

Coordenador-Geral de Sistemas de Informação no Ministério da Saúde. Gestor de sistemas estruturantes do SUS, como o Conjunto Mínimo de Dados, Repositório de Terminologias e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Mestre em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, Especialista em Informática em Saúde e Direto Sanitário.

 


foto leandro miranda

Leandro Miranda

Médico Intensivista pela HC-FMUSP. Pós-graduação em Informática em Saúde pelo Hosp. Sírio Libânes. CPTICS pela SBIS. Gerente de Informática Médica no Hospital Nove de Julho. Médico Intensivista e consultor no HC-FMUSP

 


foto lilian

Lilian Cristina Pricola

MBA-Gestão Empresarial pela FGV, Pós-graduada em Segurança e Auditoria de Redes pelo LSI-USP e Bacharel em Ciências da Computação pela PUC-SP. CISO do Hospital Sírio Libanês, com experiência no segmento bancário e serviços de TI. Responsável pela implantação de projetos de Cybersecurity, Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios.

 


foto lucia

Lucia Vilela Leite Filgueiras

Professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, na área de Interação Humano- Computador. Pesquisa os temas de User eXperience, aceitação de tecnologia, acessibilidade, confiabilidade humana e design de interfaces.

 


Foto Magdala Novaes

Magdala de Araújo Novaes

Atua em saúde digital há mais de 20 anos, coordenando e desenvolvendo projetos com ênfase em telessaúde e saúde móvel, atenção primária e saúde mental. Doutora em Bioinformática (França) e Especialista em Informática Aplicada às Organizações (França), Graduada em Ciência da Computação pela UFPE (Recife). Professora titular de Informática em Saúde do Curso de Medicina e membro da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde (NUTES) do Hospital das Clínicas da UFPE, membro do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde - TIS e Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD). Membro da atual Diretoria (2017-2018) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde - ABTms.

 


Foto Marcelo Mello

Marcelo Henrique de Mello

Médico pela Faculdade de Medicina de Catanduva e mestre em Ciências da Saúde/Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, atua, desde 2015, na área de políticas públicas de saúde e atualmente é diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, do Ministério da Saúde, à frente do qual é responsável por relevantes ações como: o desenvolvimento e a implementação da estratégia de saúde digital do Brasil.

 


Foto Marcia Ito

Márcia Ito

Médica (EPM/UNIFESP), tecnóloga em processamento de dados (FATEC-SP), doutora e mestre em engenharia elétrica (EPUSP). É pesquisadora da IBM Research Brazil, professora da FATEC-SP, membro da diretoria estendida da SBIS, membro do Grupo de Interoperabilidade da Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da ABNT, secretária Regional São Paulo Leste da SBC e membro do comitê gestor da Comissão Especial de Computação Aplicada a Saúde da SBC.

 


Avatar neutro peq

Marco Antonio Gutierrez

Engenheiro Eletrônico e Doutor em Sistemas Eletrônicos pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de interesse incluem processamento de imagens médicas, processamento de sinais biológicos e sistemas de informação hospitalares. Atualmente coordena o Serviço de Informática do Instituto do Coração do HC FMUSP.

 


foto marcos monteiro

Marcos Monteiro

O prof. Marcos Monteiro é presidente da APECOF - Associação de Peritos em Computação Forense, Certificado EC-Council (CHFI - Computer hacking Forensics Investigator); Organizador, Autor e Revisor do Livro “Informática Forense” da coleção Tratado de Perícias Forenses da editora Leud, Membro consultor da comissão de Direito Digital da OAB - PI; Diretor de CyberSecurity da Associação de Usuários de Informatica e Telecomunicações (SUCESU-CE), Perito ad-hoc de casos de grande repercução, professor universitário e idealizador do COFFORENSE - Conferencia de Café com Forense, foi colunista do Jornal do Diário do Nordeste de 2006 a 2015, desde 2011 é CIO da Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará e atualmente é coordenador pedagogico dos cursos de pós graduação em Segurança da Informação e Ciencias de Dados (BI e Big DATA) da Universidade Christus e dá dicas de Computação Forense no site que leva seu nome www.marcosmonteiro.com.br.

 


foto Marizelia

Marizélia Leão Moreira

Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Graduada em Ciências Sociais pela UNESP. Atuou na área de informação de saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS (2001-2017) e na Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (1986-2000). Membro em diversos Comitê da área.

 


Foto Max

Max Grinberg

Professor Livre Docente FMUSP. Coordenador do Núcleo de Bioética-InCor. Membro do Comitê de Bioética HCFMUSP. Membro do Centro de Bioética- CREMESP

 


foto nereu

Nereu Henrique Mansano

Médico pediatra, mestre em Saúde Coletiva e especialista em Informática em Saúde. Foi Secretário Municipal de Saúde de Cambé (PR), Diretor de Vigilância e Pesquisa da SES PR e Coordenador Geral de Informação e Análise Epidemiológica da SVS / MS. É assessor técnico do CONASS, onde coordena os núcleos de Epidemiologia e de Informação e Informática em Saúde.

 


foto Patrice

Palestrante Internacional!

 

Patrice Degoulet

After being trained as MD with a specialty in nephrology, Professor Degoulet obtained in 1984 his PhD thesis in Medical Informatics from the Pitié-Salpêtrière School of Medicine under the direction of Professor François Grémy, founder of the International Medical Informatics Association (IMIA). Between 1975 and 1997, he was involved in the development of disease management electronic records in the field of hypertension (ARTEMIS), chronic renal failure, Diabetes, cardio-vascular surgery, and obstetrics. Date recorded for direct patient management were reused for epidemiology and comparative evaluation studies. To foster the development of such electronic records he conceived a temporal data management system (LIED for “Langage Interactif pour l’Exploitation des Données”) integrated with a rule-based expert system. LIED-based record systems were used during the period 1983-2000 by about 25 clinical departments throughout France. From 1989 to 1994, Dr Degoulet acted as Principal Investigator of the HELIOS - European project to allow the integration of the LIED system with other hospital components through a message oriented software bus and a semantic interoperability platform. In 2003, he received the First eHealth Award from the European Commission for the design and implementation of the HEGP Clinical Information System. In 2007, I initiated the development of an i2b2 based clinical data warehouse (CDW) sharing its dictionary of concepts with the HEGP clinical information system. HEGP CDW was rich in July 2016 rich of 850,000+ patient records, including 7.7 millions ICD10 codes, 124 millions laboratory results, 6.4 millions drug prescriptions, 108 millions EHR structured items, and 3.7 millions full text reports. He is currently a Emeritus Professor of the public health and medical informatics department at the Paris Descartes School of Medicine and former chief information officer of the Pompidou University Hospital in Paris, France. His current teaching activity is focused on biomedical informatics at the Paris Descartes University and the coordinating since 1989 of a national Master and PhD degree on biomedical informatics. Dr Degoulet has over 550 publications, five book and over 5500 citations.

 


Foto Paulo Mazzoncini

Paulo Mazzoncini

Graduado e Mestre em Engenharia Elétrica/Eletrônica. Doutor em Física Aplicada. Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Coordenador do Núcleo RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e do Serviço de Física Médica e Radioproteção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

 


foto puttini

Ricardo Puttini

Dr. Puttini possui doutorado em Engenharia Elétrica (2004) pela UnB, onde leciona desde 1998. É sócio e cientista-chefe da Core Consultoria. Atua em projetos de interoperabilidade desde 2008 em consultoria estratégica, concepção e implementação de Barramentos de Interoperabilidade e Registro Eletrônico de Saúde, junto a organizações como Ministério da Saúde, DATAPREV, HAOC, Seguros Unimed.

 


Foto Ricardo Santoro

Ricardo Santoro

Graduado em Matemática, Pós-graduação em Gestão Empresarial na FGV, Mestrando em Gestão e Informática em Saúde na Unifesp. É Diretor Executivo de TI do Hospital Albert Einstein desde 2011. Foi diretor de TI das empresas Vivo e Claro entre 1999 e 2011.

 


Foto Rochael Ribeiro

Rochael Ribeiro Filho

Bacharel em Administração de Empresas pela AEUDF, Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília e em Banco de Dados Relacionais pela JICA - Okinawa - Japão. Trabalha na InterSystems deste 2001. Atualmente participa na definição de arquitetura de Redes de Health Information Exchange, Prontuários Eletrônicos Unificados.

 


Foto Rodrigo Deliberato

Rodrigo Deliberato

Médico intensivista do Hospital Albert Einstein, ex- fellow de medicina intensiva pela Universidade de Toronto, tem Mestrado e Doutorado pela UNIFESP e pós-doutorado pelo Massachussets Institute of Technology (MIT). Atualmente é também médico pesquisador do departamento de Big Data do Hospital Albert Einstein.

 


foto Rogeria

Rogéria Magalhães

Diretora Jurídica. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa. Especialista em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra

 


foto umberto

Palestrante Internacional!


Umberto Tachinardi

Médico, Fellow do Colégio Americano de Informática Médica (ACMI) e Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente é Reitor-associado para Informatica Biomédica, professor no Departmento de Biostatistica e Informática Médica da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin em Madison e CRIO – Chief Research Information Officer do grupo UW-Health de Serviços de Saúde (Hospital e Clínicas). Foi Reitor-Assistente para Informática Biomédica e Professor-Associado no Departamento de Medicina da Divisão de Ciências Biológicas da Universidade de Chicago, CIO da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e CIO do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

 


foto Vitor

Vitor Liberatori

Gerente Senior de Produtos na Elsevier e especialista em Gerenciamento de Projetos e Produtos voltados para área da Saúde, com mais de 10 anos de experiencia. Ao longo de sua vida profissional, foi responsável pela implantação e integração de novas tecnologias aos principais prontuários eletrônicos do País para atender aos requisitos de negócios (com especialização na criação de valor de soluções B2B e B2C, compreendendo e aplicando estratégias para áreas de Educação e de Soluções Clínicas (dentro da Jornada do Paciente). O longo dos últimos anos, tem se dedicado especificamente à Informática Clínica, liderando o lançamento de soluções que fazem a diferença não só na formação do profissional de saúde como na manutenção do conhecimento, ao longo de sua Jornada.

 


foto vladimir

Vladimir Ribeiro Pinto Pizzo

Médico, intensivista, especialista em Informática em Saúde, com certificação profissional em Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (cpTICS). Atualmente é gerente de Informática Clínica junto à Diretoria de Tecnologia da Informação da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês

 


foto wagner

Wagner Andrade

Wagner Andrade é graduado em Administração de Empresas pela FEI-ESAN, e pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas pela UNIP e em Administração de Marketing pela ESPM. Profissional com mais de 30 anos de vivência na área de Tecnologia da Informação foi executivo em empresas como Oracle, TrakHealth, Sun Microsystems, Microsoft e Motorola. Atualmente é CEO da dataRain Consulting, parceira da Amazon Web Services (AWS) para o Setor Público (Saúde, Educação e Governo).

 


foto wilson

Wilson Coelho

Servidor de Carreira do Ministério da Saúde há 36 anos, dos quais 20 anos trabalhados no DATASUS. Atuou como CIO na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e possui longa experiência em Gestão de Informações Estratégicas e Processos de Business Intelligence e Analytics. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde pela UnB e Informática em Saúde pelo IEP Sírio-Libanês.

 


foto zilma

Zilma Silveira Nogueira Reis

Médica do Hospital das Clínicas da UFMG, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e Coordenadora do Centro de Informática em Saúde da UFMG.