Humanidade e tecnologia em medicina será tema de discussão

Uma sessão de TED Talks que ocorrerá em fevereiro nos Estados Unidos trará uma importante discussão no âmbito de tecnologia em medicina. O médico Chris Derienzo, diretor de qualidade da Mission Health System, de Asheville, Carolina do Norte, discutirá o tema “Humanidade e Tecnologia em Medicina: Antitético ou Simbiótico?”.

Humanidade e Tecnologia em Medicina: Antitético ou Simbiótico? Foto: Google

Em entrevista sobre o assunto, Derienzo defende que a tecnologia pode ajudar também no aspecto humano do trabalho de profissionais da área da saúde. “Se nos focarmos nos tipos certos de tecnologia, e nós a construirmos corretamente, então poderemos usá-la para capacitar os profissionais a fazer mais coisas que só as pessoas podem fazer na área da saúde”, disse ele.

O especialista pretende mostrar em sua apresentação como a tecnologia, adequadamente implantada, pode restaurar a alegria no atendimento médico, contribuindo para um melhor engajamento até mesmo dos mais experientes.

Segundo ele, o principal problema de alguns softwares usados na medicina para documentar e registrar atendimentos é que não foram criados seguindo elementos do fator humano que propiciem a aproximação com o paciente.

Porém, a evolução das tecnologias permitirá não só uma mudança nesse cenário como trará ferramentas para complementar a assistência médica e tornar a relação pessoa a pessoa, a parte mais valiosa da rotina em hospitais e clínicas.

Compartilhe este conteúdo: