terça-feira, 19 março, 2024

Educação

História da Diretoria de Educação

A Diretoria de Educação e Capacitação Profissional foi criada na gestão da diretoria da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde eleita em 2008, no Congresso da SBIS em Campos do Jordão. Ela sucede ao Grupo de Interesse em Educação da Sociedade, criado anteriormente, e cujo objetivo era reunir os associados com interesse em educação em informática em saúde.

Objetivos

A Diretoria de Educação tem como objetivo principal coordenar e fomentar as ações referentes à promoção e melhoria da qualidade da educação em tecnologias de informação e comunicação em saúde (TICs) em todos os níveis (informal, técnico de nível médio, graduação de terceiro grau, pós-graduação lato- e stricto-sensu); bem como valorizar o acesso continuado à educação e treinamento através da regulamentação e concessão do Título de Especialista em Informática em Saúde, lançado também em programa específico em 2009.

Objetivos específicos da gestão atual:

  • Divulgar ações da SBIS para profissionais, alunos, pesquisadores e interessados em e-Saúde
  • Consolidar o papel da SBIS na formação e educação continuada na àrea e-Saúde
  • Contribuir para as propostas do Planejamento estratégico geral da SBIS

Você pode entrar em contato através do nosso e-mail: educacao@sbis.org.br

Principais Programas

Veja a seguir os principais programas da Diretoria de Educação da SBIS:

 

  • Programa de Profissionalização em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (proTICS)

proTICS tem o objetivo de contribuir para a capacitação profissional em informática em saúde por meio do fomento e estímulo à criação de novos cursos na área. Nesse contexto, a principal atividade do proTICS é apoiar a realização de cursos e eventos na área.

O programa ainda conta com o processo de Certificação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (cpTICS) cujo objetivo é a realização de um exame que certifica o profissional na área visando o reconhecimento de suas competências para atuação na área de informática em saúde.

 

  • Realização de seminários

Anualmente, a SBIS promove a realização de um ciclo de seminários online que consiste em uma série de palestras que abordam diferentes temas na área informática em saúde. As palestras são ministradas via videoconferência por profissionais experientes da área.

Usualmente, o ciclo conta com um total de 10 seminários (um por mês).

O acesso às palestras em tempo real é livre, enquanto que a gravação das palestras é disponibilizada aos sócios da SBIS por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

AVA corresponde a um ambiente virtual que mantém uma biblioteca digital on-line, contendo recursos educacionais de aprendizado e atualização para os associados da SBIS.

Compartilhe este conteúdo: