EDITORIAL J. Health Inform 25 anos (Renato Sabbatini)

EDITORIAL -J. Health Inform. 2011 Outubro-Dezembro; 3(4): I

Campinas Redux: 25 Anos de realizações e um brilhante porvir

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

Presidente do eSaúde & PEP 2011

Diretor de Educação e Capacitação Profissional da SBIS

 

Em dezembro de 2011, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde realiza mais uma vez um dos seus tradicionais encontros científicos, o PEP, desta vez batizado com um novo nome, eSaúde & PEP 2011. Além da ampliação do escopo, que reflete a poderosa tendência de um “conceito guardachuva” que parece ter vindo para ficar, o evento será carregado de simbolismos.

Sim, porque neste ano a nossa Sociedade comemora os seus primeiros 25 anos de existência! Uma idade jovem para um ser humano, mas respeitável para uma sociedade, principalmente se considerarmos que não são todas que conseguem sobreviver por tão longo tempo, e mais ainda, demonstrando boa saúde, vigor e crescimento.

Completando a analogia, podemos afirmar sem medo de errar que a SBIS, bem como a área do saber à qual se dedica, atingiram um grau de maturidade, solidez de caráter e força de presença no cenário nacional e internacional que são verdadeiramente admiráveis.

Foi exatamente em Campinas, em novembro de 1986, que ocorreu o primeiro CBIS, o Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que tem sido realizado regularmente e sem falhas desde então. Um pequeno grupo de trinta e poucos pioneiros e visionários, que até o ano anterior mal se conheciam, fundou a Sociedade naquela ocasião, em uma assembléia geral eivada de tons proféticos e desejos de crescimento e sucesso. No Congresso, para o qual esperávamos talvez umas 30 a 40 submissões de trabalhos livres, e uns 200 participantes, fomos agradavelmente surpreendidos com números de mais do que o dobro. A criança já nascia robusta e cheia de força...

Desde então, a Sociedade só fez crescer, em todos os sentidos, e em todas as áreas de atuação. Hoje somos mais de 1.000 associados, que nos coloca entre as maiores congêneres do Ocidente. Nossas realizações e conquistas têm sido reconhecidas amplamente em nível nacional e internacional, tanto é assim que a IMIA (International Medical Informatics Association), a federação mundial à qual a SBIS é filiada desde 1988, acaba de nos conceder a honra de hospedarmos pela primeira vez na América Latina o seu grande congresso, o MEDINFO 2014, bem como eleger um brasileiro e latino-americano para a sua presidência, o nosso caro Dr. Lincoln de Assis Moura Jr., ex-presidente e uma das figuras mais presentes na história da SBIS.

Assim, Campinas foi um marco histórico, do qual tenho imenso orgulho de ter participado pessoalmente, como um dos organizadores e presidente do I CBIS. Nesse ciclo de um quarto de século, voltaremos ao nosso berço.

Esperamos excelentes resultados desse congresso. A programação científica e de tutoriais está de alto nível e com temas interessantíssimos e atuais. Chamo a sua atenção, especialmente, para outro evento de extraordinário simbolismo, o Colóquio Internacional que será realizado na abertura do congresso, e que reunirá três dos grandes pioneiros da Informática em Saúde mundial, que foram, em momentos distintos, de enorme ajuda para o desenvolvimento da área no Brasil, os professores Otto Rienhoff (Alemanha), Dennis Protti (Canadá) e Edward H.Shortliffe (EUA), sendo que os dois primeiros estiveram presentes no I CBIS. O tema será a Informática em saúde como ciência e como profissão, de grande interesse e relevância para a atual ênfase da SBIS na capacitação e certificação profissional.

Gostaria de convidar a todos para esse momentoso evento.