quinta-feira, 28 março, 2024

Sistemas Inteligentes para Saúde: Desafios da Ética e Governança

Organização:
Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS

Evento Presencial – Campinas SP

29/11 a 2/12 de 2022

Um dos principais objetivos do evento é promover o debate sobre a Saúde Digital no país e aliar forças para que os resultados obtidos nos últimos anos sejam potencializados e a área fortalecida, promovendo a discussão de temas relevantes e o envolvimento do Mercado e da Academia. Estarão reunidos profissionais e estudantes, empresas e instituições de ensino e pesquisa, representantes do governo, fornecedores e usuários, do setor público e privado, com o objetivo de promover um amplo debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à Estratégia de Saúde Digital para o Brasil. O evento busca a consonância com as pautas mundiais como a “Global Strategy on Digital Health 2020-2025” lançadas pela WHO em 2020 e as orientações “Ethics and Governance of Artificial Intelligence for Health – WHO Guidance” lançadas em 2021.

A Saúde Digital vem mudando a maneira de se organizar e ofertar serviços de saúde em todo o Mundo. As atividades de saúde estão intimamente ligadas à informação e a comunicação, dependem de conhecimento e tecnologia para viabilizar mecanismos inovadores, efetivos, eficazes e eficientes que ampliem o alcance e aumentem a qualidade, a resolubilidade e a humanização dos diversos aspectos da atenção em saúde.

Os sistemas inteligentes com uso direto ou indireto da Inteligência Artificial (IA), têm sido vistos como uma grande promessa para melhorar as práticas em saúde. Entretanto, para que os benefícios da IA sejam transversalmente benéficos, existem desafios éticos e de governança que precisam ser amplamente discutidos pela sociedade, possibilitando projetar e implementar leis e políticas eticamente defensáveis ​​e tecnologias de IA eticamente projetadas para a saúde (WHO, 2021).

O Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), na sua 19ª edição, traz como tema central “Sistemas Inteligentes para Saúde: Desafios da Ética e Governança” com o intuito de promover a discussão sobre a utilização da Inteligência Artificial aplicada à saúde.

PATROCÍNIO

DIAMANTE

OURO

PRATA

APOIO MASTER

APOIO

Compartilhe este conteúdo: