sexta-feira, 19 abril, 2024

Categorias e Modalidades Certificáveis

Podem ser submetidos ao Processo de Certificação de S-RES SBIS quaisquer S-RES que atendam, minimamente, à uma das seguintes categorias:

• Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
S-RES voltados ao registro de informações referentes à assistência à saúde de indivíduos com o objetivo de constituir um prontuário do paciente no formato eletrônico.

• Telessaúde
S-RES voltados ao registro de informações referentes à assistência à saúde de indivíduos e que oferecem recursos que suportam a assistência de forma remota.

• Prescrição Eletrônica
Sistemas voltados à emissão de prescrições medicamentosas e não medicamentosas por profissionais diretamente aos pacientes. Estes sistemas podem operar de forma autônoma e independente (stand-alone) e/ou integrados a um Prontuário Eletrônico do Paciente.

• Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT)
Sistemas voltados para unidades que oferecem serviços de apoio ao diagnóstico e tarapia.

Obs: As categorias PEP e Telessaúde já incluem requisitos de prescrição eletrônica. Portanto, sistemas certificados nessas categorias não devem ser também certificados na categoria de Prescrição Eletrônica.

• Segurança da Informação
Avaliação específica de segurança de informação voltada para sistemas que não se enquadram nas demais categorias e modalidades publicadas pela SBIS no Manual de Certificação para S-RES em sua versão mais recente.

Obs: As categorias PEP, Telessaúde, Prescrição Eletrônica e SADT já incluem requisitos do conjunto NGS1 e NGS2. Portanto, sistemas certificados nessas categorias não devem ser também certificados na categoria de Segurança da Informação.


 

As categorias PEP, Telessaúde e Prescrição Eletrônica ainda são subdivididas em modalidades conforme apresentado a seguir:

Modalidades da Categoria PEP

Um S-RES enquadrado na categoria PEP pode ser certificado em uma ou mais modalidades conforme o escopo do sistema. A categoria PEP é composta pelas seguintes modalidades:

• Consultório Individual:
Sistemas oferecidos para uso por um único profissional de saúde para o registro dos prontuários de seus pacientes.

• Clínica/Ambulatório:
Sistemas oferecidos para uso por clínicas ou ambulatórios que reúnam mais de um profissional de saúde e uma estrutura, não contemplando, contudo, rotinas hospitalares ou de pronto-atendimento, tais como a gestão de leitos, administração de medicamentos, evolução de enfermagem e procedimentos hospitalares.

• Internação:
Sistemas oferecidos para unidades de que realizam atendimentos de internação de pacientes, tais como hospitais.

• Pronto Atendimento
Sistemas oferecidos para unidades de pronto atendimento, tais como UPA e pronto atendimento e/ou pronto-socorro de hospitais.


Modalidades da Categoria Telessaúde

Um S-RES enquadrado na categoria Telessaúde pode ser certificado em uma ou mais modalidades conforme o escopo do sistema. A categoria Telessaúde é composta pelas seguintes modalidades:

• Teleconsulta:
Sistemas voltados à realização de consultas remotas por profissionais de saúde, estando tais profissionais situados em locais físicos distintos de seus pacientes.

• Teleinterconsulta:
Sistemas voltados para a troca de informações e opiniões entre dois ou mais profissionais de saúde situados em locais físicos distintos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico.

• Teletriagem:
Sistemas voltados para a realização à distância, por profissionais de saúde, da avaliação dos sintomas para definição e direcionamento do paciente ao tipo adequado de assistência que necessita ou a um especialista.


Modalidades da Categoria Prescrição Eletrônica

Atualmente, a Categoria de Prescrição Eletrônica possui apenas uma modalidade:

• Receita Digital:
Sistemas voltados à emissão de prescrições medicamentosas e não medicamentosas por profissionais diretamente aos pacientes para administração ou realização externa. Estes sistemas podem operar de forma autônoma e independente (stand-alone) e/ou integrados a um Prontuário Eletrônico do Paciente. Estes sistemas diferem daqueles voltados à emissão de prescrições para dispensação, administração ou realização interna do hospital ou unidade de saúde.


Modalidades da Categoria SADT

Atualmente, a Categoria de SADT possui apenas uma modalidade:

• Sistema de Informação em Radiologia (RIS):
Sistemas voltados para unidades de radiologia e diagnóstico por imagem para gestão de exames de imagem e elaboração de seus respectivos laudos. Tal modalidade não visa avaliar requisitos técnicos relacionados ao armazenamento, visualização e análise de imagens. Entretanto, um Sistema de Armazenamento e Comunicação de Imagens (PACS) que possua recursos de elaboração de laudos também poderá ser certificado nessa modalidade.

Compartilhe este conteúdo: